De onze a dezesseis de junho no Centro Cultural Usiminas Instagram
Instagram
Sobre o Salão

Em 2019, o Salão do Livro Vale do Aço completa 12 anos. É um projeto que se destaca como o principal evento literário do Leste Mineiro, parte importante do calendário educativo e cultural de Ipatinga e toda região do Vale do Aço, alcançando em sua trajetória histórica um público cativo que ultrapassa 300 mil visitantes.

Há doze anos, o projeto promove no Vale do Aço a acessibilidade à literatura e à cultura, propiciando a seu público uma programação com atividades voltadas para visitação escolar e toda a família, dá oportunidades a escritores locais lançarem seus livros, promove bate-papos e lançamentos com importantes nomes da literatura, tornando-se um espaço de troca de experiências sujeitas à multiplicação de conhecimentos.

Para essa edição do evento, elegemos como temática “Sublimação pela Arte”. A sublimação foi um termo introduzido na psicanálise através de Freud, sendo aplicada como a forma que um indivíduo utiliza para se encaixar numa sociedade, transformando suas energias ou angústias em atos positivos.

Sob o ponto de vista cultural, a “sublimação” é um termo muito utilizado atualmente, em momentos de tomada de consciência da inclusão e do empoderamento; utilizando-se da arte, em suas diversas vertentes como o mecanismo auxiliador e propulsor na transposição das barreiras, sejam elas mentais ou físicas. Dentro dessa perspectiva, nossa grade de programação contará com convidados que trarão ao público suas experiências e lições pelos caminhos da vida até alcançar a sublimação.

Paralela à programação cultural, o SLVA traz a tradicional Feira de Livros composta pelos principais editores, distribuidores de livros e livreiros do Estado de Minas Gerais, esse ano apresentada em dois ambientes, na Galeria Hideo Kobayashi e no Jardim Literário, uma estrutura especialmente montada no jardim de entrada do Centro Cultural Usiminas.

Você é nosso convidado para embarcar nesse universo literário, 5 dias de intensa programação cultural promovendo a literatura no Vale do Aço.

Saiba onde encontrar seus livros favoritos e um pouco mais sobre cada expositor da Feira de Livros:

Estande 1 - Escritores do Vale

Coletivo de escritores independentes do Vale do Aço. Valorize a literatura local, visite o nosso estande, os próprios Escritores receberão você.

Estandes 2 e 3 - Editora Paulus

A PAULUS, presente há mais de 100 anos no Brasil, tem por missão falar de tudo cristãmente. São mais de 3.000 obras nas áreas de Literatura, Infantojuvenil, Filosofia, Psicologia, Comunicação, Bíblia, Catequese e muito mais! Confira!

Estandes 4 e 5 - Magia dos Livros + WMF Martins Fontes + Estrela Cultural

Magia dos Livros - Porque ler é tudo de bom!

Leve a feira literária da Magia dos Livros para a sua escola. Bate-papo com autores e livros com descontos especiais!

A Magia dos Livros Distribuidora se especializou no atendimento das escolas da rede pública e privada e na participação em eventos literários. Trabalhamos com as principais editoras do mercado.

Contato: magiadoslivros@magiadoslivrosbh.com.br
Fone: (31) 3436-3446

WMF Martins Fontes

A WMF Martins Fontes é uma editora cuja qualidade dos livros é reconhecida por especialistas e por seus leitores. Parte desse reconhecimento é expressa pelos prêmios e distinções que os títulos têm recebido ao longo dos anos como os Prêmios da FNLIJ e Prêmio Hans Christian Andersen.

Conheça nossos títulos: www.wmfmartinsfontes.com.br

Estrela Cultural

Desde 1937, a Estrela está presente na memória de quem é ou foi criança, formando gerações na convivência com bonecas, carrinhos, jogos, massinha, pelúcias e outros brinquedos. Agora você tem os livros da Estrela Cultural, produzidos com a mesmo carinho e qualidade que o público já conhece!

LIVROS INFANTIS ESTRELA CULTURAL: Obras que irão despertar o interesse pela leitura na criança, de forma lúdica, interativa e transformadora.

Estande 6 - Editora Aletria

Contar histórias, narrar o mundo, encantar o outro, convocar sorrisos, promover alegria, difundir o prazer da leitura e formar leitores. Essas são algumas premissas que inspiram a Aletria, uma casa editorial voltada especialmente para o público infantil e juvenil.

Estande 7 - Mazza Edições (Literatura Afro Brasileira)

Ao longo de quase quatro décadas de atividades, a Mazza Edições reafirma seu compromisso de levar o melhor da cultura brasileira e afro-brasileira aos seus leitores. A fundadora, Maria Mazarello Rodrigues, tem seu percurso intelectual e humano marcado pelo envolvimento com as questões sociais, políticas e culturais do Brasil. A experiência acumulada como uma das fundadoras da Editora do Professor e da Editora Vega, nos anos 60 e 70, e, logo após, com o mestrado em Editoração realizado em Paris, se consolidou por meio da Mazza Edições, que testemunhou alguns dos principais acontecimentos da sociedade brasileira das últimas décadas.

Seu catálogo reflete o empenho de escritores e leitores, que acreditam na construção de uma sociedade baseada na ética, na justiça e na liberdade. Acreditando nisso, investiu na publicação de autores / autoras negro(a)s e de livros que abordam os diversos aspectos da cultura afro-brasileira relacionada, por sua vez, a um largo segmento das populações excluídas no Brasil. No tocante a essa temática, a Editora se tornou referência nacional e internacional, na medida em que contribui para os debates acerca da diversidade sociocultural de nosso país.

Contato: www.mazzaedicoes.com.br
Fone: (31) 3481-0591

Estandes 8 e 9 - Páginas Editora + Editora Portal

Páginas Editora

A Páginas Editora foi criada pela jornalista e escritora Leida Reis inspirada no seu amor pelos livros e pela crença na realização dos sonhos. Publica livros infantis, juvenis, ensaios, romances, contos, poesias, crônicas e livros paradidáticos.

A Editora está no mercado há um ano e meio e tem investido muito em livros para o público infantojuvenil. Criou o Clube do Livro Infantil Solidário (CLIS), que promove eventos mensais com contação de histórias e entrega de livros infantis de qualidade a crianças de abrigos, creches e instituições de apoio a meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social.

Contato: www.paginaseditora.com.br
Fone: (31) 3412-5669

Editora Portal

A Portal é uma jovem editora que chega ao mercado com a ambição de conquistar espaço para os jovens talentos brasileiros. Inúmeros novos autores têm surgido cada dia demonstrando excelência em seu trabalho. Com uma criteriosa seleção, buscamos encontrar essas ricas histórias e proporcioná-las um espaço para serem lidas pelo Brasil.

Nosso objetivo é levar aos leitores a nova geração de autores nacionais, com seus mundos incríveis, histórias envolventes e personagens cativantes.

Contato: www.editoraportal.com.br
Fone: (31) 3564-8124

Estandes 10 e 11 - Editora Lê

Firmando-se, a cada lançamento, como um dos expoentes na publicação de literatura destinada ao público infantil e juvenil, a nova Editora Lê destaca-se pela qualidade dos textos, das ilustrações e apresentação gráfica. O foco de nosso trabalho consiste na produção de uma literatura cada vez mais identificada com o prazer de ler.

Optamos por apresentar as obras infantis e juvenis distribuídas segundo alguns critérios orientadores que podem se mostrar úteis na escolha de livros adequados a cada categoria de leitor. Essas categorias não dependem apenas da faixa etária: guardam uma relação entre idade cronológica, estágio de amadurecimento afetivo-intelectual e estágio de conhecimento do mecanismo da leitura. Apresentam-se do seguinte modo: pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente e leitor crítico. A partir daí o leitor crítico e independente se aproxima, cada vez mais, da literatura chamada adulta.

Estande 12 - Uni Duni Editora

A Uni Duni Editora acredita que incentivar o hábito da leitura em nossas crianças é vital para o desenvolvimento do país, pois ler estimula o livre pensamento e a criatividade. Nossa editora é especializada em livros infantis e juvenis, com uma literatura prazerosa e educativa. Além disso, publica livros e materiais pedagógicos sobre transtornos de aprendizagem, voltados para pais, educadores e profissionais da área. A Uni Duni trabalha com textos de autores e ilustradores renomados, e também dá oportunidade para novos talentos. O respeito e o carinho que temos por nossos leitores, e, principalmente, o conteúdo diferenciado de nossas publicações, são os principais guias para produzirmos livros de qualidade textual, visual e gráfica, com um preço bem acessível.

Nossa missão é despertar o hábito da leitura em nossas crianças e valorizar a cultura do Brasil, com a publicação de livros atraentes, instrutivos e divertidos, que possam colaborar para uma educação mais consciente, e refletir na melhoria das relações humanas.

Estandes 13 e 14 - Uni Duni e Lê

Uni Duni e Lê - Livros Infantojuvenis. De Ipatinga, a melhor experiência literária!

Estandes 15 e 16 - Maluco por Leitura

A Maluco por Leitura faz a diferença no mundo dos livros. Livros infantis, infantojuvenis e adultos a preços promocionais. Maluco por Leitura - qualidade e preço baixo!

Estande 17 - Eis Editora + Maria das Graças Toledo

Eis Editora

Para a Eis Editora, um livro é muito mais que uma boa história, um belo poema ou um conjunto de informações com finalidade de instituir ou educar. Acreditamos no livro como objeto de desejo e que ler é puro prazer.

Escritora Maria das Graças Toledo

A escritora Graça Toledo tem três publicações: Dores da Alma, Querida Mãe e Rosa Flor. Dois novos livros já estão "na boca do forno". Quem os lê, com certeza, faz uma viagem ao interior humano, vivendo suas dores, seus amores e desamores. Conflitos e superação sempre serão sua marca. Esta é a Graça.

Estande 18 - Floramanga Produção Cultural

Livros infantis

Estandes 19 e 20 - Polilivros

A POLILIVROS conta com a experiência de 30 anos no mercado literário de incentivo e popularização da leitura.

Participamos de toda construção histórica do Salão do Livro Vale do Aço. É com imensa satisfação que trazemos para Ipatinga neste 12º ano de atividade, variedades em livros infantil e infanto-juvenil.

Esperamos você em nosso estande. Venha viajar conosco no fantástico mundo literário.

Estandes 21 e 22 - Grupo Editorial Autêntica + Editora Évora + Novo Conceito

Grupo Autêntica

Criada em 17 de setembro de 1997, a Autêntica Editora se consolidou no mercado editorial brasileiro ao longo desse período tornando-se referência na área acadêmica. Sempre fiel à sua perspectiva de lançar livros de qualidade, buscar assuntos inovadores e, ao mesmo tempo, diversificar o catálogo para atender às demandas de seu cada vez mais abrangente público, a casa tornou-se, em 2011, um grupo - o Grupo Editorial Autêntica.

Com títulos em áreas variadas, o grupo possui quatro editoras: a Autêntica Editora, com foco em livros nas áreas de Ciências Humanas, literatura brasileira, literatura estrangeira e literatura infantil; a Editora Gutenberg, com títulos de interesse geral, cultura e entretenimento pra jovens e adultos; a Editora Nemo, destinada à publicação de quadrinhos, graphic novels e livros voltados ao universo geek; e a Vestígio, voltada para a publicação de romances policiais, suspense e clássicos do cinema.

Contato: www.grupoautentica.com.br

Editora Évora

Editora de livros de negócios e universitários (selo Évora), ficção e não-ficção (Generale) e literatura infantil (Folia de Letras). Aqui você encontra obras de autores reconhecidos nacional e internacionalmente, tais como Novak Djokovic, B. B. King, Ron Wood, Fernando Meligeni, Michael Moorcocck, Robert Howard, Steve Wozniak, John Wooden, Steve Blank, Charlene Li, Ilan Brenman, Vivian Suppa e muitos outros!

Contato: www.editoraevora.com.br

Grupo Editorial Novo Conceito

Jovem, mas com a maturidade e experiência necessárias para trilhar o caminho certo. Mais que editar livros, criamos um novo conceito.

Conheça os selos do Grupo Editorial Novo Conceito:

• Irado
• Novo Conceito
• Novas Ideias
• Novas Páginas

Contato: editoranovoconceito.com.br/grupo-novo-conceito

Estandes 23 e 24 - Leitura Vale do Aço

A Livraria Leitura foi uma das primeiras do Brasil no conceito megastore, com grande variedade de produtos de cultura e entretenimento. Líder de mercado no ramo de livraria em Minas Gerais, Centro-Oeste, Paraíba, Alagoas e Maranhão, a Leitura adotou uma audaciosa política de expansão que a colocou entre as melhores redes do Brasil. Leitura é muito mais que uma livraria.

USIMINAS e SALÃO DO LIVRO VALE DO AÇO - Uma Parceria de décadas

Desde 1993, o Instituto Usiminas transforma vidas ao apoiar e fomentar iniciativas culturais, esportivas e de desenvolvimento social nas regiões onde a Usiminas está presente. Ao longo desses 25 anos de história, nos consolidamos como uma ferramenta efetiva de transformação social na comunidade, tendo como princípio a parceria e coparticipação em iniciativas que transformam vidas e olhares.

Juntos há 12 anos, Instituto Usiminas e Salão do Livro firmaram laços e o projeto se tornou a maior feira literária do Leste de Minas Gerais, exercendo um importante papel no incentivo à leitura para comunidade e escolas, além da formação de educadores. Por tudo isso, nos orgulhamos em apoiar iniciativas como esta, que vão ao encontro da essência da nossa atuação.

O tema deste ano do Salão do Livro, “Sublimação pela Arte”, nos faz refletir sobre o importante papel que a arte tem de fazer pensar e mobilizar causas importantes na sociedade. Esperamos que o público aproveite mais uma edição deste evento. Vida longa ao Salão do Livro!

Ficha Técnica

Produção Executiva: Base Projetos Especiais / Cibele Teixeira

Coordenação de Produção: Base Projetos Especiais / Núbia Teixeira

Gestão do Projeto e Coordenação de Monitores: Camila Valente

Secretaria Executiva: Leila Cunha

Coordenador da Feira do Livro: Gustavo Lima Lopes

Coordenadoras de Divulgação nas Escolas: Grupo Historiarte e Maria do Carmo Silva Pires (Profa. Kakau)

Coordenadora de Logística: Rita Zanotti

Curadoria: Marta Alencar

Assistente de Produção: Vanessa Barbosa

Assessoria de Imprensa: Silvânia Pereira

Fotógrafo: Wellington Pereira

Criação Gráfica e Revisão: Café c/ Design

Assessoria Contábil: ASR Contabilidade