De onze a dezesseis de junho no Centro Cultural Usiminas Instagram
Instagram
12, 13 e 14
de  junho
Plante Amor nas Escolas
Programação Especial SESC
Oficinas Rafa Mattos

Em parceria com o SESC MG, o Salão do Livro Vale do Aço está promovendo a programação especial “Plante Amor nas Escolas - Oficinas Rafa Mattos”.

Rafa Mattos é comunicador por essência, vocação e propósito. Designer formado pela Escola de Artes Visuais da Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro, atuou por mais de 10 anos em agências e estúdios criativos do Rio de Janeiro e Recife.

Rafa é o idealizador e porta-voz do Movimento Plante Amor Colha O Bem, que há pouco mais de seis anos surgiu nas ruas de Recife convidando as pessoas a uma reflexão sobre o amor. Inicialmente, Rafa fazia intervenções artísticas no lixo urbano da cidade do Recife, transformando resíduos sólidos como portas de madeiras e entulhos em mensagem de amor com um desenho característico, um regador com coração acompanhado da frase Plante Amor Colha O Bem.

Com o crescimento de sua atuação à frente do Plante Amor Colha O Bem, a partir de 2013, Rafa ampliou sua atuação e tornou-se um comunicador multiplataforma, que faz da sua arte mensagem de amor através de Palestras, Oficinas Criativas, Projetos Especiais e Campanhas de Marketing / Endomarketing, Pintura de Murais, Projetos de Empreendedorismo Social e Ações Solidárias.

Rafa utiliza o Afeto (Sentimento) para despertas a Cognição (conhecimento) e inspiração a Volição (Vontade). Rafa defende que pessoas vinculadas afetivamente aos propósitos do Coletivo geram resultados com mais facilidade e sorriso no rosto. Rafa defende ainda que qualquer aglomerado de gente precisa fortalecer vínculos em função de propósito, e o amor é o que nos conecta enquanto pessoas.

Em seu portfólio tem projetos realizados para Esposende Calçados, Gerdau Açonorte, Rede D'Ór São Luiz, Sebrae Pernambuco, Shopping Recife, Shopping Tacaruna, Salinas Maragogi All Inclusive Resorts, Plan International, Tribunal Regional Eleitoral, Receita Federal, Unicap, Prefeitura do Recife entre outros.

Plante Amor nas Escolas

Rafa Mattos

A oficina Plante Amor Nas Escolas é uma intervenção artística do Plante Amor Colha O Bem, com Palestra Show de Rafa Mattos, oficina Criativa durante construção de Mural Coletivo com os alunos da escola. Através de atividades lúdicas, temos o objetivo de lançar reflexão na garotada, mostrando como respeito, gentileza, união, bem-estar, harmonia e amizade nascem no amor ao próximo. Afeto para abrir portas de conhecimento e inspirar transformação. Nosso compromisso é educar sonhadores. Inspirar essas crianças a buscarem sempre o caminho do bem, cientes de que eles são responsáveis por tudo aquilo que plantarem. Plante Amor Colha O Bem.

12 de junho

Horário: 8h
Duração: 8 horas
Público: Alunos da escola
E. E. João Paulo


13 de junho

Horário: 8h
Duração: 8 horas
Público: Alunos da escola
E. M. Paulo Freire


14 de junho

Horário: 8h
Duração: 8 horas
Público: Alunos da escola
Escola Limoeiro
12, 13 e 15
de  junho
Contém Cultura
Cinema Literário Sessão Especial SESC

Trazemos ao Contém Cultura uma sessão especial de cinema, são 2 programas compostos por curtas-metragens e 1 programa composto por um longa-metragem. Uma proposta curatorial que dialoga com o tema sublimação através da arte, em alguns títulos de forma mais clara, e outros de forma mais sútil, relacionando a sublimação com acontecimentos da vida, como a perda, o amadurecimento, a transformação e que, de certa fora, tangenciam o tema do Salão.

12 e 13 de junho

Sessão 1 - Programa Múmia (27 min) + Programa Nueva Mirada 9 (60 min)

Programa Múmia, composto pelos curtas-metragens:

A Doida (Dir. Svetlana Filippova, Brasil/2017, 3min)
Baseado no conto homônimo de Carlos Drummond de Andrade.

Metamorfose (Dir. Jane Carmen de Oliveira, Brasil/2017, 6min)
Em busca de aceitação e felicidade, uma menina se espelha nas pessoas ao seu redor.

O Projeto do Meu Pai (Dir. Rosária Moreira , Brasil/2016, 6min)
Eu tenho um amigo que diz que a gente precisa desenhar uma mesma coisa mil vezes, até ela ficar do jeito que a gente acha que é.

Caminho dos Gigantes (Dir. Alois Di Leo, Brasil/2016, 12min)
Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá uma menina indígena de seis anos, vai desafiar o seu destino e descobrir o ciclo da vida.

Programa Nueva Mirada 9, composto pelos curtas-metragens:

Ormie (Dir. Rob Silvestri, Países Baixos/2009, 4 min)
Ormie é um porco, em todos os sentidos da palavra: veja suas tentativas de ganhar o sabor doce e quente que é sua obsessão.

Rodas, Curativos e Pirulitos (Dir. Maria Medel, Espanha/2010, 8 min)
Hugo está feliz brincando com seu triciclo. Até conhecer a Carol. A partir daí ele fará qualquer coisa para impressioná-la.

Kostya (Dir. Anton Dyakov, Rússia/2012, 6 min)
Nossa história começa no cemitério, onde o esqueleto de Kostya vem ao mundo. Como uma criança feliz, Kostya vai em busca de seu futuro incerto que, claro, promete ser brilhante. O público se torna testemunha das aventuras de Kostya na megacidade moderna.

Lumi (Dir. Martin Piana, Argentina/2009, 3 min)
Lumi descobre seu mundo pela primeira vez. Olhe para o céu e mova-se antes das estrelas. Nesse momento tudo escurece e de repente aparece GriGro, um ser estranho que cresce imensamente com a ausência de luz.

A Aula de Natação (Dir. Danny de Vent, Bélgica/2008, 9 min)
A mãe leva Jonas, com quatro anos de idade, para sua primeira aula de natação. É um mundo novo, ele está com medo e quer ir para casa. Na tentativa de escapar, ele cai na piscina e ninguém percebe. Graças aos carros alegóricos, ele não afunda, mas terá que sair sozinho.

Corrida (Dir. Jânis Cimermanis, Europa/2012, 7 min)
Uma tourada acontece na Praça de Touros de Madri, a capital espanhola. Desta vez, o toureiro não tem o mesmo sucesso que ele normalmente tem e ele é forçado a correr por sua vida. Ao encontrar um lugar para o abrigo do touro enfurecido, o toureiro usa o celular para pedir ajuda. A “equipe de resgate” recebe sua ligação. É a sua primeira chamada da Europa. Em seu novo avião amarelo, três homens corajosos partem para uma missão de resgate.

Grand Prix (Dir. Marc Riba e Anna Solanas, Espanha/2011, 8 min)
Céu claro. Veículos prontos no grid de largada. Blas, Ivan e Hector tomam seus lugares. Vai começar! Pronto, pronto.

O Príncipe Rato (Dir. Albert Radl, Alemanha/2011, 14 min)
O Príncipe Rato é um conto de fadas com tudo o que tem para ser num conto de fadas: um castelo, uma princesa, um príncipe, um dragão, um admirador secreto e emoções profundas. Mas também tem um final inesperado e uma mensagem incomum sobre pequenos heróis e grandes desejos.

Horário: 9h
Duração: 87 minutos
Capacidade: 100 lugares
Público: Livre, a partir de 12 anos
Contém Cultura (Praça Padre Francisco Weber, Centro - Bugre / MG)


12 e 13 de junho

Sessão 2 - Programa Múmia (27 min) + Programa Nueva Mirada 10 (63 min)

Programa Múmia, composto pelos curtas-metragens:

A Doida (Dir. Svetlana Filippova, Brasil/2017, 3min)
Baseado no conto homônimo de Carlos Drummond de Andrade.

Metamorfose (Dir. Jane Carmen de Oliveira, Brasil/2017, 6min)
Em busca de aceitação e felicidade, uma menina se espelha nas pessoas ao seu redor.

O Projeto do Meu Pai (Dir. Rosária Moreira , Brasil/2016, 6min)
Eu tenho um amigo que diz que a gente precisa desenhar uma mesma coisa mil vezes, até ela ficar do jeito que a gente acha que é.

Caminho dos Gigantes (Dir. Alois Di Leo, Brasil/2016, 12min)
Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá uma menina indígena de seis anos, vai desafiar o seu destino e descobrir o ciclo da vida.

Programa Nueva Mirada 10, composto pelos curtas-metragens:

O Irmão Mais Velho (Dir. Jesús ernesto Pérez del Barco, Elisabeth Hüttermann, Suiça/Alemanha/2011, 6min)
Um filme para crianças sobre diversão e crueldade entre as crianças. Dois desenhos animados se tornam seres vivos. Eles humilham um terceiro personagem e zombam dele porque ele não está completo. No entanto, a superioridade dos dois primeiros não durará muito quando eles perceberem que é seu irmão mais velho.

Meu Monstro e Eu (Dir. Claudia Röthlin, Suiça/2008, 3min)
Uma garota tem muito medo de monstros. Eles estão por toda parte: no porão, na rua e embaixo da cama. Eles até olham por cima dos ombros ao fazer o dever de casa.

Relógio de Areia (Dir. Pierre Schwarz, França/2009, 1min)
Diga a ela que você a ama… alguns momentos acontecem rápido demais. Alguns momentos curtos, mas decisivos, podem mudar sua vida.

O Som do Sino (Dir. Dustin Rees, Suiça/2007, 4min)
Ser controlado pelo tempo pode deixar sequelas!

Sou Redondo (Dir. Mario Adamson, Suécia/2011, 14min)
Como todo mundo, Mathilda nasce “redonda”. Ao contrário dos outros, não pode – ou não quer – tornar-se um “quadrado”. À medida que cresce, tenta adaptar-se aos critérios das pessoas quadradas, mas sem sucesso. Um dia, em seu trabalho chato, ele conhece Alex. Ele é como ela: “redondo”.

Sinfonia Monstruosa (Dir. Kiana Naghshineh, Alemanha/2012, 4min)
Uma menina exercita sua voz com seus monstruosos amigos, para assustar os adultos.

O Caçador de Frango (Dir. Pascale Hecquet, Bélgica/2011, 6min)
A vida paira por um fio. Às vezes, isso depende apenas de um antigo interruptor. A questão (tanto da vida quanto da morte) é: mantemos a luz acesa ou desligamos? A exploração entre caçador e vítima se desenvolve ao ritmo da música.

Rising Hope (Dir. Milen Vitanov, Alemanha/2012, 10min)
Rising Hope costumava ser o cavalo mais rápido do mundo, mas, de repente, começa a perder corrida após corrida. Com a ajuda de um novo amigo Rising Hope recupera a esperança e, com isso, ele mesmo.

Lágrimas de Um Palhaço (Dir. Cláudio Sá, Portugal/2011, 6min)
A história de um velho palhaço que vive uma vida rotineira e solitária. As decisões tomadas aleatoriamente levaram a um presente infeliz.

Sinais (Dir. Adriana Flückiger, Suiça/2008, 5min)
Erwin é uma doninha que vive e trabalha em um semáforo. Seu trabalho é controlar as luzes.

Cedo ou Tarde (Dir. Jadwiga Kowalska, Suiça/2008, 5min)
Um esquilo e um morcego. Dois mundos e dois momentos do dia se enfrentam. As forças subterrâneas governam o dia e a noite… e muito mais. Por acaso, esta vida cotidiana para. Assim começa a jornada comum de dois personagens solitários.

Horário: 14h
Duração: 90 minutos
Capacidade: 100 lugares
Público: Livre, a partir de 12 anos
Contém Cultura (Praça Padre Francisco Weber, Centro - Bugre / MG)


15 de junho

Sessão 3 - Programa Minha Vida de Abobrinha (76 min)

Minha Vida de Abobrinha (Dir. Claude Barras, Suiça/2016, 76min)
Apelidado Abobrinha, Icaro, um sensível menino de nove anos, é deixado pela polícia em um orfanato depois que sua mãe falece. Deslocado neste novo universo, ele aos poucos começa a se relacionar com as outras crianças e descobre o significado de amizade e confiança.

Horários: 9h e 14h
Duração: 90 minutos
Capacidade: 100 lugares
Público: Livre
Contém Cultura (Praça Padre Francisco Weber, Centro - Bugre / MG)

14/06
Sexta
Tarde Literária na Biblioteca
Programação Especial Prefeitura de Ipatinga
Beatriz Myrrha e Ricardo Albino

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipatinga, o Salão do Livro Vale do Aço está promovendo uma tarde literária na Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, com a participação especial dos convidados Beatriz Myrrha e Ricardo Albino.

Narração de Histórias: A Primeira Palavra

Beatriz Myrrha

Um encontro para refletir sobre a importância de narrar e para criar intimidade com as principais ferramentas de um contador de histórias. Um momento de ouvir, contar e se encantar com palavras.

Horário: 14h
Duração: 90 minutos
Público: Livre, professores, estudantes e interessados na arte de contar histórias
Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares
14/06
Sexta
Ricontar Histórias
Contação de Histórias
Ricardo Flávio Albino

Ricardo Flávio Albino nasceu com paralisia cerebral, mas os limites físicos não o impediram de seguir adiante e buscar seu sonho de ser jornalista. Cadeirante, a seu tempo, estudou, entrou para faculdade, se formou e criou um blog. Passou então a contar suas histórias, e por meio delas passar uma linda lição de vida, com o seu projeto Ricontar Histórias.

Ricontar Histórias é uma página criada em 2017 com a finalidade de divulgar o seu trabalho como contador de histórias, formação que possui desde 2015, pelo Instituto Cultural Aletria. O objetivo da página, e de seu criador, é levar a todos os lugares possíveis a aceitação das diferenças.

Horário: 16h
Duração: 40 minutos
Público: Livre, professores, estudantes e interessados
Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares