Editora Aletria

Com sede em Belo Horizonte, a Editora Aletria tem foco no público infantil e juvenil e já publicou mais de 60 obras.

Além do compromisso de fomentar a leitura de qualidade e encantar seu público com obras cuidadosamente trabalhadas, a editora também contribui para a preservação e valorização dos contos tradicionais e da arte ancestral dos contadores de histórias. Para isso, a Aletria oferece uma Escola de Formação de Contadores de Histórias, além da produção de espetáculos narrativos e eventos literários.

Para saber mais:
www.aletria.com.br

Livros em destaque :

O monstro das cores

Autora e ilustração: Anna Llenas

“O monstro das cores”, escrito e ilustrado pela arte-terapeuta Anna Llenas. Publicado originalmente em 2012, o livro vendeu mais de 200.000 exemplares na Espanha e foi traduzido para 16 idiomas! A história estimula as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma, através de cores. Por sua história cativante, “O monstro das cores” tornou-se o livro de cabeceira de milhares de famílias e educadores. O monstro das cores não sabe o que se passa com ele. Fez uma bagunça com suas emoções e agora precisa desembolar tudo. Será capaz de pôr em ordem a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma?

Não me toca, seu boboca!

Autora: Andrea Viviana Taubman

Ilustradora: Thais Linhares

Ritoca tem uma história para contar, meio difícil de entender, muito difícil de falar. O encontro com um tio gentil e sorridente acaba se tornando um pesadelo, do qual Ritoca e seus amigos conseguem escapar. “Se for de um jeito suspeito, ninguém deve tocar na gente!”, ela logo reconhece. De maneira lúdica, o livro Não me toca, seu boboca! mostra a todas as crianças o que é a situação de violência sexual e o que fazer para evitá-la. Uma forma de oferecer segurança e informação às crianças sem perder o encantamento próprio da literatura. Um livro necessário, escrito cuidadosamente por Andrea Taubman e ilustrado pela talentosa Thais Linhares.

Clotilde

Autoras: Jussara Person e Soraia Uno

Ilustrações: Marcel Bartholo

O que pode acontecer quando uma jiboia faminta tenta abocanhar um coelho? Se você ficou com pena do coelho, não se preocupe: a cobra Clotilde vai passar por “poucas e boas” nas suas tentativas de matar a fome. Com ilustrações de Marcel Bartholo, “Clotilde” é uma história que nasceu da vivência das professoras Jussara Person e Soraia Uno, que têm 30 anos de experiência na educação infantil. As aventuras da jiboia faz o maior sucesso com as crianças, principalmente na primeira infância.

Dentro de casa

Título original: Dentro de Casa

Texto e Ilustrações: Bruna Lubambo

Essa história é sobre a aventura de um menino que viu sua casa crescer de uma hora para a outra. O pequeno protagonista nos convida a passear pelos cômodos e, junto com ele, enxergamos lagoa no lugar do banheiro, montanha onde era quarto e um grande pomar na cozinha. Essa obra foi escrita e ilustrada por Bruna Lubambo durante o período de quarentena da Covid-19, em 2020, e nos entrega toda a sensibilidade do olhar de criança para aquilo que chamamos de “pequenas coisas da vida”.

João-graveto e João Pessoa

Texto: Marismar Borém

Ilustrações: Thiago Mazza

João Pessoa é um menino da cor de um passarinho, marrom e de cabelo acastanhado. Pertinho dele mora João-graveto, um pássaro bem pequeno, coberto de penas amarronzadas. O passarinho vive camuflado entre as folhas das árvores. João Pessoa nunca mexeu com o ninho de João-graveto. Não precisou ninguém ensinar, ele simplesmente espia e sabe que os meninos e passarinhos precisam das mesmas coisas. O texto de Marismar Borém e as ilustrações de Thiago Mazza.