Asa de Papel

O Asa de Papel Café e Arte é um pequeno espaço colaborativo de artistas e amantes da arte. Livraria, café, galeria, eventos culturais. Dimensões ampliadas de sensibilidade, movimento, coletividade e criação. No Asa de Papel você também encontra os principais livros do Marcelo Xavier.

Catálogo:

Livros em destaque :

A CARA DA RUA E OUTRAS CRÔNICAS

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse:  Agora, na segunda década do século XXI, qual é a cara da rua? Você saberia responder essa pergunta? Neste livro de crônicas, o premiado Marcelo Xavier apresenta a cara da rua através da sinfonia de cores que há nela, do ponto de vista das ervas daninhas, das emoções públicas, da vida dos objetos, das diferentes metamorfoses que sofremos ao longo do dia e da vida, dos insetos que vivem em meio à guerrilha estética, despojada e precária, que encontramos nas ruas. E não deixa que o leitor volte para sua toca sem antes tomar uma dose de rua.

APÁTICA

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Apática é uma cidade perdida no tempo e no espaço, situada depois do longe mais longe, fora do alcance da mão do mundo. A época é qualquer uma, para seus moradores não importam as horas, os dias ou os anos, absoluta é a indiferença das pessoas do lugar. Lá ninguém sorri ou chora. Não há jardins ou árvores nas ruas, mas há um hotel – o único destaque da cidade.Eis que um forasteiro, de cabelos grisalhos, barba e bigode castanhos e aparência saudável de um jovem viajante, chega para hospedar-se no hotel, trazendo consigo uma mala. Não é uma mala qualquer, ela se destaca na luz do sol, despertando no porteiro do hotel uma terrível curiosidade. Como um sentimento assim nunca lhe ocorrera antes, o porteiro acredita que dentro dela há algo especial. E de fato há. Há uma magia, que faz acordar os sentimentos que os apáticos não sabem o que é sentir.

TEM DE TUDO NESSA RUA

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Um painel de cenas do cotidiano vividas por personagens que trabalham nas ruas: o pipoqueiro, o camelô, o lambe-lambe, o vendedor de algodão-doce… Criadas em massinhas de modelar e fotografadas, as cenas são, cada uma, uma festa de cores e detalhes. Nesta nova versão, a obra ganhou um projeto gráfico mais colorido e mais moderno e acabamento brochura, no entanto, o conteúdo continua o mesmo.

SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Uma terra governada apenas por crianças – esta é a situação imaginada pelo autor, que cria um mundo de delícias e maravilhas, sem violência, de desencontros se transformando em encontros e de muita, muita alegria.

MEU AMIGO MAIS ANTIGO

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Um menino de nove anos conta a sua história de amizade com alguém muito antigo. São histórias vivenciadas na escola, nos passeios de bicicleta e de trem, nos jogos de futebol, na rua, nos dias azuis e dias chuvosos. Esse amigo antigo, sempre presente , tem a cara acesa e dourada. É o Sol – que se esconde da chuva, espera o menino sair da sala de aula e é amado na praia. Mas, certamente, vai ficar na estação entardecendo, quando um dia o menino tiver que partir sozinho para a noiteque-nunca-amanhece.

TOT

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: A criatividade é uma força que dorme dentro da gente. Ela pode ser acordada com um instrumento musical, com palavras, com pinceladas de cor e de mil outras maneiras. A história narrada neste livro mostra a descoberta dessa força por Aristóteles, o Tot, um menino de 10 anos que anda triste e desencantado até chegar a uma casa caindo aos pedaços… Acompanhe Tot nas páginas desta história para ver o que ele vai descobrir lá dentro. Esta edição acompanha um CD de áudio, com a narração da história.

ASA DE PAPEL

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Personagens e objetos de cena, moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados, mostram uma sucessão de quadros. O tempo todo a personagem, sempre a mesma em situações variadas, está lendo um livro.

TRÊS FORMIGAS AMIGAS

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Três formigas resolveram abandonar a vida monótona e ditatorial do formigueiro para buscar novas emoções. Depois de uma longa viagem, divertida e perigosa, chegaram a uma praia. E aí começaram uma nova vida, acreditando na amizade, no sonho e na coragem para recomeçar.

O DIA A DIA DE DADÁ

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: A Dadá continua sendo uma criança encantadora, com sua bonequinha fantástica, humanizada, e um gato que toca violino, que lê livros, que brinca, que come bolo… Então, continua a fantasia, e para mim isso é o que move a literatura infantil. É assim que Marcelo Xavier descreve a sua primogênita: Dadá foi a primeira personagem criada por ele com a técnica de massinha de modelar. Este O dia a dia de Dadá, lançado em 1987, um livro de imagens para o qual o autor criou mais de 500 pecinhas, muitas delas com menos de 1 cm, levou essa simpática criança de cabelos azuis a perambular pelo imaginário de muitos leitores, sobretudo em oficinas criativas comandadas pelo autor. São 30 anos de história e de encantamento que abriram caminho para muitos outros personagens, também de massinha, e várias outras obras, às quais Marcelo Xavier pôde transpor todo o seu talento, sensibilidade e criatividade.

MUNDO DE COISAS

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Objetos do cotidiano, que fazem parte da nossa vida e que, aparentemente, pouco significam, são as verdadeiras personagens do livro. A escolha desses objetos para compor um museu particular delineia o perfil do dono e estimula o leitor a montar, ele também, o seu próprio museu. Com a técnica cada vez mais apurada de moldar em massa plástica, as ilustrações tridimensionais ampliam e iluminam o sentimento do narrador.

MITOS, O FOLCLORE DO MESTRE ANDRÉ

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Esta obra faz parte da coleção O Folclore do Mestre André, que reúne a ilustração tridimensional, ou seja, personagens e objetos moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados, e textos informativos. Em linguagem leve, próxima do coloquial, abordam-se diversas manifestações do folclore brasileiro. Agora, além de ler o texto e ver as belíssimas imagens, você vai poder ouvir a voz do autor no CD de áudio, que contém os mitos narrados acompanhados de efeitos sonoros.

FESTAS, O FOLCLORE DO MESTRE ANDRÉ

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Agora também com CD de áudio, o livro aborda as origens e características das festas populares brasileiras; os vários tipos de festas populares; as influências e adaptações que as festas receberam ao longo dos anos; as crenças, a fé e a alegria que movem essas festas; o folclore brasileiro: origens, manifestações, influências no nosso cotidiano etc.; modelagem e escultura; criação e construção de cenários.

CRENDICES, O FOLCLORE DO MESTRE ANDRÉ

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Neste terceiro livro da coleção O folclore do Mestre André, Mestre André conta a história de João Boa-Sorte, um brasileiro de Juazeiro do Norte, no sertão do Ceará. Com um enredo propositalmente tênue, a narrativa se constitui de uma série de episódios vividos por João, sua família e seus amigos, episódios que ilustram muitas das inúmeras crendices e superstições que fazem parte da vida dos cearenses e de outros brasileiros

ANDARILHOS

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: O livro, por meio da metáfora dos três andarilhos, fala de sentimentos e de buscas do ser humano. Ego, Dúvida e Queixa são cães que caminham rumo à felicidade, deixando ver o que pensam de si mesmos e do mundo onde vivem. O desfecho dá ao leitor a oportunidade para refletir sobre o destino das três personagens e tentar compreender o intricado jogo da vida, tão cheio de possibilidades. Afinal, “algumas histórias são assim. Não se fecham nunca”.

CONSTRUINDO UM SONHO

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: Todo trabalho pressupõe sequência, disciplina e ordem. A construção de uma casa é o mais belo exemplo deste conceito fundamental. ‘Construindo um sonho’ apresenta-se às crianças por imagens tridimensionais, literalmente construídas parte por parte, utilizando a massa de modelar.

TRUQUES COLORIDOS

Autor: Marcelo Xavier

Ilustrador: Marcelo Xavier

Sinopse: O livro narra a história de crianças moradoras de um grande edifício que descobrem as artimanhas de um mágico residente numa torre, bem na crista da montanha. Além de truques coloridos, ele tinha muitas máscaras. Isso fascinava não só as crianças, mas todos aqueles que se rendiam aos seus encantos. Ele os fazia chorar, depois os consolava, provocava raiva e medo, despertava amor . Enfim, o mágico eletrizava e continua eletrizando as crianças e milhares de pessoas que andam por aí. Percorrendo as imagens, com seus efeitos de luz e sombra, fica fácil descobrir quem é ele. Descubra!