Grupo Autêntica

Criada em 1997, a Autêntica Editora se consolidou no mercado editorial brasileiro como referência na área acadêmica. Sempre fiel à sua perspectiva de lançar livros de qualidade, buscar assuntos inovadores e, ao mesmo tempo, diversificar o catálogo para atender às demandas de seu cada vez mais abrangente público, a casa tornou-se, em 2011, o Grupo Editorial Autêntica.

Atualmente possui seis editoras: a Autêntica Editora, com foco em livros nas áreas de ciências humanas, literatura brasileira e estrangeira e clássicos infantojuvenis; a Editora Gutenberg, com livros de para jovens e adultos; a Editora Nemo, destinada à publicação de quadrinhos, graphic novels e livros voltados ao universo geek; a Editora Vestígio, com livros de não ficção, romances históricos e títulos de interesse geral; e a Yellowfante, com publicações voltadas para o público infantil. Já a Autêntica Business se dedica à área de negócios, administração, marketing e vendas.

www.grupoautentica.com.br

Catálogo:

Livros em destaque :

ANNE DE GREEN GABLES

Escritora: Lucy Maud Montgomery

Tradutora: Márcia Soares Guimarães 

Sinopse: Se você gostou de Pollyanna, vai se apaixonar por Anne de Green Gables.

Quando os irmãos Marilla e Matthew Cuthbert, de Green Gables, na Prince Edward Island, no Canadá, decidem adotar um órfão para ajudá-los nos trabalhos da fazenda, não estão preparados para o “erro” que mudará suas vidas: Anne Shirley, uma menina ruiva de 11 anos, acaba sendo enviada, por engano, pelo orfanato.

Apesar do acontecimento inesperado, a natureza expansiva, sempre de bem com a vida, a curiosidade, a imaginação peculiar e a tagarelice da menina conquistam rapidamente os relutantes pais adotivos. O espírito combativo e questionador de Anne logo atrai o interesse das pessoas do lugar – e muitos problemas também.

No entanto, Anne era uma espécie de Pollyanna, e sua capacidade de ver sempre o lado bonito e positivo de tudo, seu amor pela vida, pela natureza, pelos livros conquista a todos, e ela acaba sendo “adotada” também pela comunidade.

Publicada pela primeira vez em 1908, esta história deliciosa, que ilustra valores fundamentais como a ética, a solidariedade, a honestidade e a importância do trabalho e da amizade, teve numerosas edições, já tendo vendido mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. Foi traduzida para mais de 20 idiomas e adaptada para o teatro e o cinema.

Mais recentemente, inspirou também a série Anne com E, já com duas temporadas na Netflix.

CHAPEUZINHO AMARELO

Escritor: Chico Buarque

Ilustrador: Ziraldo 

Sinopse: Chapeuzinho Amarelo conta a história de uma garotinha amarela de medo. Tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. Era tão medrosa que já não se divertia, não brincava, não dormia, não comia. Seu maior receio era encontrar o Lobo, que era capaz de comer “duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa”.

Ao enfrentar o Lobo e passar a curtir a vida como toda criança, Chapeuzinho nos ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação do medo. Já em sua 41º edição, este clássico de nossa literatura infantil vem encantando gerações e gerações de leitores. O livro de Chico Buarque recebeu, em 1979, o selo de “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e, em 1998, Ziraldo conquistou o Prêmio Jabuti na categoria Ilustração.

HIPOPÔ

Escritor: Weberson Santiago

Ilustrador: Weberson Santiago 

Sinopse: Hipopô, o hipopótamo, sofria por ser diferente de todo mundo: era grandão, pesado, atrapalhado… Por isso, se isolava, ia ficando cada vez mais sozinho – até que, no dia do seu aniversário, teve uma grande surpresa e descobriu uma coisa muito, muito importante.

INVENTADEIRA DE BESTEIRA, EU?!

Escritora: Sonia Junqueira 

Ilustradora: Elisabeth Teixeira 

Sinopse:

Nome: Sandra
Apelido: Danda
Idade: 3.285 dias e uns quebrados
Série em que estuda: 4a .
Gosta: de dançar, de ler, de ir ao cinema, de rir, de andar descalça, de chuva, de queijo com café. E de palavras. ADORA palavras.
Não gosta: de gente que funga, de lesma, de tropeção, de gente que fala tudo terminado em inho, da palavra ojeriza.
Mania: ficar deitada no chão observando formigas ou nuvens
Família: pai, mãe, irmãozinho, vó, gato, cachorro, papagaio
Amigas: a Duda, a Val, a Tuca e a Dora
Inimigos: o Lalo, até outro dia…
Depois que Sandra, sem querer, contou pro Lalo um segredo que estava acontecendo com ela, a menina passou a receber gozações e zombarias de todo mundo. Mas ninguém podia imaginar que ela ia embarcar numa Senhora Aventura, cheia de alegria e de mistério, coisa que só gente inventadeira consegue viver…

OS SALTIMBANCOS

Escritores: Chico Buarque, Sergio Bardotti, Luis Enriquez Bacalov

Ilustrador: Ziraldo 

Sinopse: Inspirada em “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, e voltada ao público infantil, a obra do músico e escritor Chico Buarque, em parceria com Sergio Bardotti (letras) e Luis Enriquez Bacalov (músicas), valoriza o respeito e a solidariedade. Nessa aventura de quatro bichos que, sentindo-se ameaçados e explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade em busca do sonho de formar um conjunto musical, escapando da opressão, evidencia-se, também, uma alegoria política. O livro, clássico, ainda conta com as ilustrações de Ziraldo.

O GAROTO DA CAMISA VERMELHA

Escritor: Otávio Júnior

Ilustrador: Ângelo Abu 

Sinopse: Lembro muito bem… Otávio era ainda um garoto quando bateu à minha porta. O jovem negro criado numa das comunidades mais violentas e pobres do Rio de Janeiro, dominada por traficantes, poderia ter seguido o caminho de tantos colegas de sua geração que se envolveram com drogas. Mas não! Livros, encontrados no meio do lixo, mudaram seu destino e lhe deram a régua e o compasso para seguir novas trilhas. Tinha um sonho: construir uma biblioteca comunitária. Graças ao seu esforço e dedicação, esse desejo se tornou realidade. Daí em diante, passou a ser conhecido como o Livreiro do Alemão, título do livro que lhe abriu portas para o mundo. Ganhou prêmios nacionais e internacionais, viajou e continua viajando por todo o Brasil e pelo exterior, dando palestras sobre a sua experiência de incentivador à leitura.

Nessa aventura de quatro bichos que, sentindo-se ameaçados e explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade em busca do sonho de formar um conjunto musical, escapando da opressão, evidencia-se, também, uma alegoria política. O livro, clássico, ainda conta com as ilustrações de Ziraldo.

ANNE DA ILHA

Escritora:Lucy Maud Montgomery

Tradutora: Márcia Soares Guimarães  

Sinopse: Com 18 anos, Anne Shirley agora é aluna do Redmond College, na movimentada cidade de Kingsport, onde estão também seus amigos de Avonlea Priscilla Grant e Gilbert Blythe. Anne conhece pessoas interessantes, faz amigos, incluindo a rica, charmosa e indecisa Philippa Gordon. Na companhia deles, vai estudar e experimentar uma nova e emocionante vida social, com danças, jantares e jogos de futebol. Independente e atraente, a jovem conquistará muitos admiradores e receberá pedidos de casamento.

Suas aventuras românticas são cheias de drama e suspense, da primeira à última página do livro. Muitas vezes, no entanto, as lágrimas cedem lugar às gargalhadas, como quando Anne e suas amigas se mudam para uma casa pequena e adorável, em uma rua nobre de Kingsport, e um gato de rua rouba seu coração.

Os anos de faculdade certamente serão divertidos, mas serão também um tempo para investigar a própria alma e tomar grandes decisões. Anne descobrirá, da maneira mais difícil, que talvez seu coração não esteja batendo de acordo com sua mente. A vida em Kingsport será para ela uma rica jornada de descobertas e crescimento pessoal.

.

COMO TUDO COMEÇOU – A PRIMEIRA AVENTURA DA TURMA DO PLANETA

Escritora: Silvania Gontijo

Ilustradores: André Ayres, Renan Motta Lima

Sinopse: Como tudo começou é a primeira aventura de uma turma superlegal e muito animada. Neste livro, a galera da cidade descobre o mundo mágico da Floresta do Beija-Flor Azul e aprende a viajar no tempo através da música.

Uma aventura inesquecível!

DR. URUBU E OUTRAS FÁBULAS

Escritor: Ferreira Gullar

Ilustrador: Cláudio Martins 

Sinopse: Considerado um dos mais importantes poetas brasileiros de todos os tempos, autor do monumental Poema sujo, entre outros clássicos de nossa literatura, Ferreira Gullar (1930-2016), compôs uma vasta e premiada obra para crianças e jovens. Dr. Urubu e outras fábulas, ambientado em um engraçado e lúdico mundo animal, vem reafirmar a preocupação de Gullar com os aspectos sociais, as relações, muitas vezes desiguais, entre os homens e os bichos. Nada escapa ao olhar do poeta, sempre atento e crítico, atiçando a curiosidade de pequenos e adultos.

SEGREDOS MORTAIS

Escritor: Robert Bryndza

Ilustrador: 

Sinopse: Em uma manhã gelada de inverno, uma mãe encontra o corpo da filha, encharcado de sangue, jogado na calçada. Quem seria capaz de matar alguém na porta de casa? Após seu último caso, a Detetive Erika Foster se sente fragilizada, mas está determinada a liderar essa nova investigação. Ela começa recolhendo relatos de assaltos que ocorreram no mesmo bairro onde a jovem foi morta. Imediatamente, percebe um detalhe assustador que conecta os crimes: todas as vítimas foram atacadas por um criminoso que usava uma máscara de gás.

Ao buscar mais vestígios dessa estranha descoberta, o caso se torna ainda mais complicado, pois Erika se depara com uma teia de segredos envolvendo a morte da bela jovem. A detetive começa, então, a juntar as pistas, e também se vê forçada a enfrentar memórias dolorosas de seu próprio passado. Erika precisará investigar a fundo e manter o foco para encontrar o assassino. Mas, dessa vez, um dos seus familiares corre perigo.

Segredos mortais é o último livro da série de thrillers eletrizantes protagonizados pela Detetive Erika Foster. Uma leitura de tirar o fôlego.