Escritores do Vale

O grupo Escritores do Vale foi fundado em 2016 por escritores independentes do Vale do Aço cuja missão é buscar uma maior valorização da literatura local, estreitando os laços com a comunidade, em especial com a comunidade escolar, promovendo a humanização da literatura no contato entre alunos, professores e autores. Com essa abordagem, os alunos passam a ver a literatura como algo mais palpável, estimulando a sua produção e receptividade à leitura.

Embarque com a gente nessa viagem épica, pois como sugere a nossa logomarca, esse é um trabalho feito a muitas mãos. Contamos com você!

Com carinho,
Escritores do Vale

Instagram: instagram.com/escritoresdovale/

Catálogo:

Livros em destaque :

 

OS AMIGOS DA VOVÓ (2019)

LIVRO DE MARINA JACOB

Sinopse: o livro apresenta uma temática divertida e reflexiva acerca da solidão da personagem vovó. Ela mora sozinha em uma casa torta e isso não é o fim do mundo. Vovó está segura de si e encontra alegria em situações simples, como estar ao lado de amigos bem interessantes.

BOMBYX MORI CRÔNICAS E CONTOS DE MARIPOSAS 

Escritor: Adilson Mariano

Ilustrações: Franklin Ferreira Reis

Sinopse: Narrado na primeira pessoa o leitor tem a impressão que as personagens estão lhe confiando segredos. São treze contos em que demonstra o poder da mulher em desconstruir e reconstruir o seu destino, assim como a Bombyx Mori (bicho da seda).

A MULTITERRITORIALIDA DE ARTE NAS RUAS – A MEMÓRIA QUE SE FAZ PRESENTE

Escritor: Adilson Mariano

Sinopse: A manifestação da arte na rua através dos monumentos, contra-monumentos, esculturas, pichação, grafite e grapicho, a contempla de novos significados que perpassam: pelo artista, pela proposta e por todas as pessoas que transitam ou moram nas ruas. É preciso se permitir sentir a arte em cada praça, esquina e muro de uma cidade. A arte está nos esperando, não somente nos museus, galerias, teatros e lugares determinados, mas nas nossas ruas… qualquer rua.

SONHOS AO MAR (2014)

Escritora: Nancy Nogueira

Indicação: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Idade: a partir de 11 anos
Destaques: Prosa, poesia, Caixa-Baixa

Sinopse: O livro apresenta fatos do dia-a-dia contados com o coração, com a agilidade do cômico e com a vontade de que sejam apreciados com sensibilidade.
Crônicas, causos, poemas, pensamentos e mensagens são apresentados para o leitor ansioso por um texto diferente a cada dia.

Livro, brochura, 136 páginas
ISBN 978-989-51-2341-4

O NOVO OLHAR DE ANINHA (2018)

Escritora: Nancy Nogueira

Ilustrador: Dirceu Veiga

Indicação: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Idade: 0 a 10 anos
Destaques: Prosa, Diversidade, Caixa-Alta

Sinopse: Aninha é alegre e criativa. Gosta de brincar com seus amigos, de se divertir. Gosta também de estudar, só que alguma coisa estava estranha, algo estava deixando a menina preocupada. Mas ela conseguiu resolver tudinho e fazer descobertas incríveis!

MACACO KIKI NO VALE DAS LETRAS (2016)

Escritora: Edmara Viana

Ilustradora: Edmara Viana

Sinopse: Kiki é um macaquinho chorão que se perdeu em uma floresta e foi parar no Vale das Letras. Lá ele encontra as letrinhas que oferecem brinquedos, objetos e procuram várias alternativas para que o macaquinho pare de chorar.

O MAIOR DE TODOS OS ENCANTOS (2018)

Escritora: Edmara Viana

Ilustradora: Nely Maria Pereira Andrade

Sinopse: Você já ouviu falar do Refúgio das fadas? Nesta história você vai encontrar personagens encantadoras, que se aventuram para revelar o Maior de todos os encantos!

UMA AVENTURA NO MAR (2018)

Escritora: Edmara Viana

Ilustradora: Edmara Viana

Sinopse: Conheça a história de três peixinhos que se aventuram pelo mar, se deparam com um novo mundo e fazem grandes descobertas.

MARIANA CATIBIRIBANA

4ª EDIÇÃO

Escritora: Nena de Castro

Ilustrador: Siderlino Santiago

Indicação: Educação Infantil ao 7º ano do Ensino Fundamental IDADE: 0 a 12 anos
Destaque: caixa alta (também em caixa baixa). Prosa poética, travalínguas.

Sinopse: Mariana Catibiribana sai para passear e tem um encontro com a Fada das Letras (Fadalê) que lhe ensina uma brincadeira mágica com as palavras.

LEILOCA BRUXOCA

Escritora: Nena de Castro

Ilustrador: Bruno Grossi

Indicação: 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental IDADE: 6 A 12 ANOS

Destaque: prosa poética, colorido, caixa baixa

Sinopse: Três pessoas vivem juntas num casebre em meio à escuridão, tristeza e ódio devido a uma maldição. Através de um visitante sábio que desvenda o enigma da fruta encantada, avida volta a ter significado para a família que redescobre o amor.

BRISALINDA E VENTOINHO

Escritora: Nena de Castro

Ilustradora: Flávia Lagoeiro

Destaques: prosa, aventura, caixa baixa, colorido.

Sinopse: Dois ventinhos adolescentes que vivem aventuras nas quais interagem com as pessoas.

FUNNYFRUTUANDO

Escritora: Nena de Castro

Ilustradores: Victor Bergami Victor e Ana Mendonça

Destaques: poesia, caixa baixa

Indicação: 1º a 7º ano do Ensino Fundamental IDADE: 6 a 12 anos

Sinopse: lindas rimas sobre flores, animais, frutas, pessoas.

Sugestão Pedagógica: criar projetos que levem as crianças a valorizar a beleza das rimas; produção de textos a partir da observação das coisas que temos no dia-a-dia.

ARANY, A ARANHA ESTRANHA

Escritora: Nena de Castro

Ilustrador: Vitor Victor

Destaques: prosa, aventura, caixa alta, colorido.

Indicação: 1° a 7° ano do Ensino Fundamental

Idade: 7 a 12 anos (pode ser contada e teatralizada para crianças do ensino básico, 5e 6 anos)

Sinopse: Arany enfrenta “aranhobullying” por ser diferente, e aprende a enfrentar os problemas.

Sugestão Pedagógica: Estudar as aranhas; confeccionar aranhas de papel; fazer reflexão sobre o bullying e suas consequências.

SERÁ QUE EU POSSO SER?

Escritora: Nena de Castro

Ilustrador: Vitor Victor

Destaques: prosa, aventura, caixa baixa, colorido.

Indicação: adolescentes a partir do 6° ano do Ensino Fundamental IDADE: 12 a 16 anos

Sinopse: Tiririu sai em busca de seu sonho; quer saber se pode ter a profissão que escolheu.

Sugestão Pedagógica: trabalhar com os alunos a importância de suas escolhas e como fazer para realizá-las; pesquisar tudo sobre a escolha do personagem e montar um circo para toda a escola.

O SEGREDO DAS BORBOLETAS

Escritora: Elaine Andrade Ranier

Ilustradora: Fernanda Martins Cardoso

Sinopse:  O Livro O Segredo das Borboletas, é mais uma realização do Grupo HistoriArte. A história, foi uma ideia original de sua filha Cecília, que entre brinquedos e brincadeiras infantis, imaginou uma história cheia de magia e encantamento, colocando em poucas linhas muito sentimento e poesia. Do universo imaginário de uma criança de 8 anos, surgiu uma história encantadora. Quando ouvimos o que as crianças pensam, descobrimos um mundo cheio de fantasia, criatividade, sentimentos e poesia.

MONSTRO MARINHO?

Escritora: Elaine Andrade Ranier

Ilustradora: Eliane Rodrigues

Sinopse: Sentir medo é natural e até saudável, pois ele pode nos proteger de algum tipo de perigo. Em excesso, porém, pode nos fazer perder as coisas boas da vida. Nessa história o siri conseguiu dominar seu o medo e ver as coisas como realmente elas são.

POESIA EM MOVIMENTO

Escritora: Flávia Frazão

Ilustrador: 

Sinopse: No livro, a poetisa entra no hemisfério feminino, enfocando a luta da mulher para ser e existir em um mundo cheio de machismo, preconceito e ódio. Ela luta com as armas que tem, mostrando ao mundo sua força, capacidade e amor. Flávia tece um painel ora romântico ora de luta, mas sempre permeado pela fé e grandeza. Seus versos enaltecem a vida, a luta existencial, as indagações do ser humano ante a existência, cantando para o amor e a beleza da vida.

IMPERECÍVEL

Escritora: Flávia Frazão

Ilustrador: 

Sinopse: Beber da fonte dos poetas clássicos é o caminho de todo bom escritor, que traz na bagagem da vida suas ricas e melhores leituras. A maioria tenta (e tentará) o diálogo de seus textos com aqueles imortais, a representação do universo artístico como em um paralelo atual; a mimesis da sensação poética. Nem sempre, no entanto, tal objetivo é atingido. Tecer palavras construindo arte é para poucos. Dentre estes poucos, está Flávia Frazão. Imperecível é uma obra de arte e merece ser tratada como tal. Sua poesia é resistente, como o cacto de Bandeira; é engajada, como as palavras de Drummond; é singela e melancólica, como os olhos de Cecília. A leitura deste livro me transportou para os textos dos autores que mais admiro, que beberam de boas fontes e enriqueceram a nossa Literatura. Hoje, Flávia está entre eles.

QUASE 40

Escritora: Flávia Frazão

Ilustrador: 

Sinopse: Quase Quarenta (Quase Proibido) é um retrato fiel ao tempo presente, à essência da autora, às gentes ao redor. Inflamadamente político, infinitamente poético, refaz estruturas e desmonta-as no ar. É pra ser um tratado, como é também um romance. Em sua estação pós-balzaquiana, uma mulher de quase quarenta anos, poeta acima de tudo, revela sua alma limpidamente, estaciona em versos inimagináveis, percorre caminhos inéditos. Flávia Frazão, em mais uma obra, revela-se esfinge.

O MENINO QUE QUERIA VOAR

Escritora: Roberta Rocha

Ilustrador: Leonardo Gomes

Sinopse: O menino que queria voar é uma história infantil de aventura que vai levar você para o universo do menino Saul.

Uma criança autista, apaixonada pela natureza, e que queria aprender a falar a língua dos pássaros para aprender a voar.

CORAÇÃO ESQUECIDO

Escritor: João André Grossi

Ilustrador: Robson Araújo

Editora: EIS Editora

Indicação: 1 º ao 4º ano do Ensino Fundamental

Sinopse: Um avó e um neto são acometidos pelo mesmo problema, ambos têm um coração esquecido. Um livro infantil que fala de perda, mas também sobre como lidar com ela de uma forma apaixonante, inspiradora e poética… deixando que as memórias preencham o vazio deixado por quem se foi.

JUCA CABELEIRA

Escritor: João André Grossi

Ilustrador: Bruno Grossi

Destaque: Poesia, Rima, Caixa-Alta

Indicação: Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental. IDADE: 0 a 9 anos

Sinopse: Juca Cabeleira não gosta de cortar o cabelo. Um dia um vendaval bate em sua cabeleira e ele voa, faz amigo passarinho e conversa com as estrelas. Quando volta para casa, decide que quer ser astronauta.

JUCA CABELEIRA VOLTA A VOAR

Escritor: João André Grossi

Ilustrador: Bruno Grossi

Destaque: Poesia, Rima, Caixa-Alta

Indicação: Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental. IDADE: 0 a 9 anos

Sinopse: Juca Cabeleira fica de castigo por ter voado sem pedir para a mamãe. Será ​que a mãe vai deixá-lo voar novamente?

 

JUCA CABELEIRA E AS LIÇÕES DE VOO

Escritor: João André Grossi

Ilustrador: Bruno Grossi

Destaque: Poesia, Rima, Caixa-Alta

Indicação: Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental. IDADE: 0 a 9 anos

Sinopse: O planeta Netuno, amigo de Juca, quer conhecer as outras crianças da Terra. Mas se as outras crianças da Terra. Mas se as outras crianças não sabem voar, como resolver esse problema?

JUCA CABELEIRA LIVRO DE ATIVIDADES

Escritores: Daniele e João André Grossi

Ilustrador: Bruno Grossi

Indicação: Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental. IDADE: 3 a 9 anos

Sinopse: O livro de atividades do Juca Cabeleira é uma oportunidade de a criança participar ativamente das aventuras do personagem, ajudando-o a encontrar o caminho até a Lua ou os objetos que ele perdeu na espuma da banheira, além de colorir e aprender sobre o nosso sistema solar.

ABAYOMI

Escritora: Eliane Rodrigeus Pereira Verly 

Ilustradora: Fernanda Martins Cardoso

Sinopse:  história ABAYOMI nasceu em 2011, a história foi criada pelo Grupo HistoriArte, para representar a conexão África/Brasil. Em pesquisas e estudos sobre o tema, descobriu-se que as bonequinhas, são feitas de retalhos de tecidos, apenas com nós, sem usar costura ou cola. A partir desta ideia inicial a história foi escrita, passou por mudanças até chegar ao texto publicado. O livro propõe uma abordagem de um tema necessário e atual: a origem e importância da diversidade étnica brasileira. A bonequinha é um ícone de resistência da cultura afro-brasileira, e o texto narra como ela é feita e como o costume de confeccioná-la chegou até os dias de hoje.

 

A BUSCA DO SAPO NICO

Escritora: Eliane Rodrigeus Pereira Verly 

Ilustradora: Fernanda Martins Cardoso

Sinopse: A história narra a busca de um Sapo pela felicidade.

Seu nome é Nico. Uma abreviatura do nome Nicolas, de origem grega cujo significado é “vitorioso”.

Numa grande jornada, onde Nico encontrará a felicidade?

Nico passará por vários caminhos e encontrará diversos personagens em sua busca.

Um texto com a característica da repetição, aborda a importância da família e a descoberta do melhor lugar para se viver. 

Ricamente ilustrado com a técnica do scrapbook.

 

O PODEROSO GATO

Escritora: Eliane Rodrigeus Pereira Verly 

Ilustradora: Eliane Rodrigeus Pereira Verly 

Sinopse: A melhor forma de aprender é a conviv ência  com o outro. Na interação com o diferente é que vamos nos transformando naquilo que somos. É assim que o gato adquire muitas habilidades e se torna um animal poderoso, pois decide seguir outros animais para aprender com eles.

O livro propõe ainda uma conversa sobre as aprendizagens com o outro e sobre as escolhas das companhias e exemplos a seguir.

As ilustrações foram feitas em scrapbook.

SETE RATINHOS

Escritora: Eliane Rodrigeus Pereira Verly 

Ilustradora: Eliane Rodrigeus Pereira Verly 

Sinopse: É um reconto do conto tradicional do Brasil: “Os sete cabritinhos”.

Este conto chegou ao Brasil nos tempos da colonização, tendo origem indefinida e caiu no gosto dos narradores, tendo várias versões e adaptações.

A narrativa coloca em evidência a desobediência dos filhos, que traz sérias consequências, mas nada que uma mãe determinada não consiga resolver.

D. JOANINHA QUER CASAR

Escritora: Nair Águila Cardoso Alvernaz 

Ilustradora: Eliane Rodrigeus Pereira Verly 

Sinopse: A obra faz uma homenagem ao autor Marcelo Xavier, que utiliza massa de modelar em suas obras. As ilustrações foram feitas em buscuit. 

A história é um revisita ao conto popular Dona Baratinha. Numa nova abordagem onde o  papel feminino é apresentado mostrando um personagem atual, um feminino  empoderado. As personalidades dos personagens são apresentadas de forma marcante, promovendo uma análise desses comportamentos sociais. 

LOUVA-A-DEUS

Escritora: Nair Águila Cardoso Alvernaz 

Ilustradora: Eliane Rodrigeus Pereira Verly 

Sinopse: Nessa história, o personagem passa por um momento de angústia e desespero, mas sua fé e o poder de sua oração fazem com que sua vida seja novamente cheia de alegrias, junto de seus amigos.

Acredita é preciso! Você vai se encantar com essa trama.

Com ilustrações encantadoras, feitas no scrapbook, vários insetos são os personagens dessa história que também fala sobre amizade, confiança, alegria.

VOVÓ COELHA E A CABAÇA

Escritora: Nair Águila Cardoso Alvernaz 

Ilustradoras: Eliane Rodrigeus Pereira Verly e Nátaly Evangelista

Sinopse: É um reconto  de um conto origináriode Portugal :”A velhinha e a cabaça”.

Muito conhecido na tradição oral do Brasil.

Nesta narrativa , com muito astúcia e coragem, Vovó Coelha conseguirá ultrapassar os perigos da floresta.

LEITURA NA NOITE

Escritora: Adrielle Aduanny Fernandes

Ilustrador: 

Sinopse: Adrielle, escritora mirim, passeia pelas letras tecendo as impressões que seus olhos ainda infantis, registram do mundo. Fala sobre fadas, animais, flores,  impressões sobre escola e até do amor. Lirismo singelo, contudo, caminho por onde vai certamente, chegar a voos maiores a partir do amadurecimento e conhecimento do mundo. Nesse passear poético, seus passos a norteiam a falar poeticamente de coisas fundamentais para o ser humano, cujas raízes se irmanam com a natureza, num entrelaçamento de  vida. Como“A menina Gabriela que passa horas na janela” tentando entender o enigma do girassol, a poetinha tenta decodificar a vida, e como abelha, vai visitando cada tema, tecendo um caminho de mel através de suas rimas.

AS CORES QUE FALTAVAM

Escritora: Fernanda Santana

Ilustrador: 

Sinopse: Doze anos.
Esse foi o tempo que passou desde a última despedida, e desde então, eles nunca mais foram os mesmos.
É véspera de Natal.
Não estava em seus planos ir até Guarulhos pegar um voo para sua cidade natal, mas Victor não podia deixar de lado essa data tão importante…
Do outro lado do país, Anna Carolina segue sua viagem sozinha, indo de encontro à sua família. O que ela não imagina é que um forte temporal a deixaria presa no Aeroporto de Guarulhos durante sua escala.
Uma chuva torrencial.
Voos cancelados.
E um encontro inusitado.
Anna e Victor não fazem ideia do que o destino os reserva, e é num encontro inesperado, dentro de uma cafeteria no aeroporto, que a vida desses dois muda.
Para sempre.

DE VOLTA PARA MIM

Escritora: Fernanda Santana

Ilustrador: 

Sinopse: Cristina Xavier é arquiteta e está trabalhando duro na reforma de seu escritório e embora tenha um bom desenvolvimento profissional, não pode dizer o mesmo do seu casamento. Seu marido, André Xavier é o típico workaholic e dono do maior escritório de advocacia da cidade, dando prioridade sempre para o trabalho e deixando de lado algo muito mais importante: seu casamento.
O tão esperado dia da inauguração do escritório de Cristina chega e tudo parece um sonho exceto pelo detalhe de que a pessoa que mais importava não esteve presente. Em meio à discussão mais séria do relacionamento dos dois, Cristina deseja o pior ao seu marido. E esse pior, infelizmente acontece.
Um romance intenso, cercado de drama, te levará a refletir sobre as suas escolhas, sobre perdão e recomeços. Um coração profundamente machucado será capaz de dar uma nova chance?

SE EU SONHAR

Escritora: Fernanda Santana

Ilustrador: 

Sinopse: Beatriz era uma mulher realizada e cheia de planos para o futuro, mas a notícia do falecimento do seu namorado acabou destruindo todos os seus sonhos e tirando o seu brilho. Tudo parecia dar errado até um reencontro mudar toda a sua vida.
Uma visita que veio para mostrar um novo caminho, novas oportunidades e, quem sabe, uma nova chance para o amor.

MATHEUS SPERANCINI

Escritora: Fernanda Santana

Ilustrador: 

Sinopse: Matheus Sperancini é o médico cardiologista mais cobiçado de um importante hospital de São Paulo.
Acostumado a ter várias mulheres aos seus pés, ele se vê completamente perdido quando uma loira atrevida lhe dá o maior fora de sua vida. Mas uma coisa é certa: ele quer devolver na mesma moeda e vai fazer de tudo para que ela implore por ele.
Em meio a esse jogo de sedução, quem levará a melhor?

IMPERFEITO PARA VOCÊ

Escritora: Fernanda Santana

Ilustrador: 

Sinopse: A vida nem sempre é fácil. Quando mais novo, Diogo precisou abandonar o último ano da faculdade para conseguir um emprego.

O rapaz teve que assumir a responsabilidade da casa, da própria mãe e das dívidas que seu pai havia deixado.

Quatros anos se passaram e ele continua tendo um objetivo e batalha diariamente para alcançá-lo. Não tem tempo para relacionamentos, festas, muito menos para se apaixonar.

Porém, a chegada inesperada de uma garota mimada e insuportável mexe com todos os seus sentimentos, mudando a sua determinação inicial.

Ela não abaixa a cabeça.

Ele não a suporta.

Entre discussões e provocações, haverá uma chance para eles darem certo?

ACREDITE EM MIM

Escritora: Fernanda Santana

Ilustrador: 

Sinopse: O que fazer quando você não se sente digno de alguém?

Rafael Sanches se sente exatamente assim. Por mais que sua vida profissional seja cercada de risos, não se pode dizer o mesmo de sua vida pessoal.

Um erro do passado o marcou e a solidão se tornou a sua melhor companhia.

Ele se conformou com a vida tranquila que leva, até conhecê-la.

Camila Moura é dona de um sorriso delicado e um coração enorme. Desde nova, carrega consigo muitas responsabilidades na vida, como cuidar sozinha do filho de oito anos e ainda lidar com a dor da perda precoce de seu marido.

Acredite em mim é o primeiro livro da Trilogia Anjos Protetores, que traz histórias independentes de amor e superação.

O PASSARINHO BRANCO

 Escritora: Célia Silva Almeida

Ilustradoras: Eliane Rodrigues Pereira Verly e  Célia Silva Almeida 

Ano: 1 ediçãoª 2017.  2ª edição 2018

Sinopse: A obra foi toda elaborada de forma manual, utilizando bordados e alinhavos foram feitas em tecido e bordados. 

É a história de um pássaro criado branco e que se sente infeliz com esta cor. Ele trocará de cor diversas vezes até finalmente reconhecer um propósito em sua criação. 

O texto é cheio de poesia e aborda a temática da  aceitação da própria imagem. 

CUMBA, O HIPOPÓTAMO

Escritora: Célia Silva Almeida

Ilustradora: Eliane Rodrigues Pereira Verly

Ano: 1ª edição  na coleção Deu bicho na História 2019 , 2ª edição revisada 2020

Sinopse: A bondade é uma virtude essencial nessa sociedade em que vivemos. Sempre há uma oportunidade para usar de bondade e sempre há alguém que precisa. Você vai se encantar com a história de Cumba, um filhote de hipopótamo que se vê numa situação onde precisa contar com a bondade de alguém.

Esta história é um reconto da parábola do Bom samaritano, feita em scrapbook e tem como personagens  os gigantes da África

O PORQUINHO TERETETÉ

Escritora: Célia Silva Almeida

Ilustrador:

Sinopse: É um reconto de  um conto africano: “O cabra cabrês”, contado no Brasil pelo Roberto Carlos Ramos.

A narrativa aborda um comportamento comum entre os pequenos, o medo do desconhecido. O medo é um sentimento contagioso , o que parece ser um grande problema pode na verdade ser resolvido com determinação.

É um típico conto de repetição, muito comum em todas as culturas e que agrada as crianças por sua dinâmica de repetição.

O URSINHO MENTIROSO

Escritora: Patrícia Soares Santana

Ilustradora: Eliane Rodrigues Pereira Verly

Sinopse: Quem se acostuma a mentir, quando diz a verdade ninguém acredita. Sempre devemos falar a verdade. Foi assim que o ursinho se viu na maior enrascada e aprendeu uma lição.

A história é um reconto do conto clássico/popular “Pedro e o Lobo”. As ilustrações delicadas em scrapbook trazem o urso como personagem, que sempre encanta as crianças.

O PATINHO BARTOLOMEU

Escritora: Vivian Cortezão Freire

Ilustrador: 

Sinopse: Entre traços, cores e rimas nasce Bartolomeu, um patinho desenhado. A poesia conta a história do patinho desde o nascimento, como ele conseguiu escapar da panela e conquistar uma amizade. É um livro com ilustrações de crianças de 4 anos, de autoria da professora Vivian Cortezão Freire que atua na educação infantil. É resultado de um projeto desenvolvido em sala de aula e todo o processo de ilustração foi mediado pela autora.

DAVI QUER SER BOMBEIRO PARA SALVAR O MUNDO INTEIRO

Escritora: Luciana Silveira Assunção

Ilustrador: 

Sinopse: O livro conta a história do menino Davi que sonha ser bombeiro para ajudar as pessoas. Davi, em conversa com sua amiga Júlia, conta que um Bombeiro foi a sua escola e ensinou sobre como evitar acidentes e viver com segurança. Júlia e Davi comentam situações perigosas que as crianças precisam evitar, como mexer no fogão, tomadas, facas e com produtos de limpeza, soltar pipas com cerol, atravessar a rua fora da faixa, incêndio, afogamento. A personagem Júlia também faz um alerta sobre o risco de exposição de informações pessoais na Internet e o problema bullying nas escolas.

 

CAIXINHA DE HISTÓRIAS COM DAVI BOMBEIRO 

Escritora: Luciana Silveira Assunção

Ilustrador: 

Sinopse: Neste livro, em forma de caixinha, estão 80 cartas, divididas por categorias: Sujeito, Ação, Lugar e Emoção. O psicólogo, educador ou pais distribuem as cartas e estimulam a criança a criar histórias. São várias maneiras de contar histórias e brincar para desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Além de criar as histórias, as cartas são usadas para fazer o jogo da memória e Emociograma.

 

A MENINA INVISÍVEL 

Escritora: Dilma Lúcia Costa Barbosa

Ilustradora: Adreliana Lopes Pereira 

Destaques: Poesia, rima, caixa-alta.

Sugestões Pedagógicas: Trabalha a inclusão e a empatia de todos os envolvidos no ambiente escolar. Construir e descobrir diferentes maneiras de comunicação valorizando cada ser e sua existência.

Sinopse: Essa história conta um pouco da vida de uma linda menina, Bella, que desejava ser notada, melhor, amada pelas pessoas que não a percebiam. Depois que foi para escola despertou em muitos a compreensão de que todos somos especiais e que juntos a vida tem mais alegria. Baseado em fatos reais.

 

A MENINA DE RODINHAS VAI PARA A ESCOLA 

Escritora: Dilma Lúcia Costa Barbosa

Ilustradora: Adreliana Lopes Pereira 

Destaques: Poesia, rima, caixa-alta.

Sugestões Pedagógicas: Trabalha a inclusão e a empatia de todos os envolvidos no ambiente escolar. Construir e descobrir diferentes maneiras de comunicação valorizando cada ser e sua existência.

Sinopse: Este livro é baseado em uma história real. Bella, uma menina com paralisia cerebral e microcefalia, foi matriculada pela família em uma escola pública regular, seguindo orientação de uma médica. Em, a menina de rodinhas vai para escola, acompanhe um pouco da trajetória escolar dessa doce menina. Você descobrirá que há possibilidades em toda parte. Basta deixar-se mover pelo mais nobre dos sentimentos: o amor.