Carregando Eventos

« Todos Eventos

Lançamento dos livros “O Leste de Minas” e “Miss Staël”, de Hélio Amaral

14 de outubro - 20:00 - 21:00

O LESTE DE MINAS

A obra O LESTE DE MINAS, em formato grande, colorida e escrita pelo historiador e jornalista Professor Hélio Soares do Amaral é indispensável para o conhecimento da Macrorregião do Rio Doce, esquecida pela União e, no entanto, riquíssima de flora e fauna. Aqui foi declarada guerra por Dom João VI (1808) aos valentes Botocudos, aqui se deram massacres, tiroteios e, enfim, a tragédia de Mariana que arrasou o Rio Doce.

Vazado em linguagem fluente, pode ser lido como um romance. A narrativa é inusitada e repleta de histórias e causos. Tem o Coroado enfrentando o touro bravio no Caparaó e a Miss Brasil 1961 que renunciou ao Trono por um grande amor. Tem o maior cartazista do Brasil, Ziraldo Alves Pinto e o vozeirão de Agnaldo Timóteo. Tem enfim um Instituto criado para presidir a propriedade particular de preservação da cultura em Caratinga, o IHA –  Instituto Hélio Amaral.

 

MISS STAËL

Neste momento em que as pulsões delirantes do Brasil vieram à tona, aliadas à pandemia do vírus Corona (= coroa), nada melhor do que recordar outra Coroa (= corona), aquela que a REGIÃO DO RIO DOCE deu ao Brasil em 1961. Trata-se de Staël Maria da Rocha Abelha, coroada Miss Brasil 1961 por unanimidade de votos no Rio de Janeiro. Sua biografia foi magistralmente desvelada em livro escrito pelo jornalista Hélio Amaral sob o título MISS STAËL.

O autor mostra ao leitor os bastidores de uma família tradicional de pacata cidade mineira que ganha as manchetes de revistas como O Cruzeiro, Manchete, Mundo Ilustrado, Fatos e Fotos, além dos grandes jornais da época como o Última Hora, Jornal do Brasil, Diário Carioca, O Globo e outros. Hoje, passados 60 anos, Staël  Abelha mora em Brasília. Sua memória está preservada nesse livro bem ilustrado e narrado com paixão e veracidade.

Detalhes

Data:
14 de outubro
Hora:
20:00 - 21:00
Categoria de Evento: