O tema

Nesta edição, o tema escolhido é “Paz nas Escolas”, abordando o ambiente escolar que não é apenas o da educação, mas o da convivência e da solidariedade entre os alunos e professores, que muitas vezes dá lugar ao bullying, crimes virtuais e violência física contra professores e entre os próprios alunos. Pegamos o gancho com o tema abordado na 12ª edição do evento, pelo convidado Rafa Mattos, agente cultural de Recife/PE, idealizador do projeto “Plante amor, colha o bem”.

Rafa Mattos com alunos da Escola Ana Moura, em Timóteo

Em junho de 2019, Rafa Mattos participou da programação itinerante do Salão do Livro Vale do Aço circulando por escolas de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano. Nessas visitas, Rafa levou atividades com o slogan “Plante amor, colha o bem” e mostrou que, por meio, de atividades lúdicas foi possível lançar uma reflexão aos alunos, mostrando como respeito, gentileza, união, bem-estar, harmonia e amizade nascem no amor ao próximo e abrem portas de conhecimentos e inspira transformações.

Rafa Mattos retorna ao Salão do Livro Vale do Aço como curador com a proposta de estender a iniciativa com o tema “Plante Amor nas Escolas” a toda região do Vale do Aço, abarcando o maior número possível de escolas, com o compromisso de educar sonhadores, inspirar os alunos e professores a buscarem sempre o caminho do bem, tornando-os conscientes de que são responsáveis pelo que plantam.

A necessidade de abordar o tema “Paz nas Escolas” surgiu de um contexto onde o aumento da violência dentro das escolas ficou muito evidenciado. Qual a solução para mudar esse contexto? Como podemos tornar o ambiente escolar melhor, de convivência e solidariedade entre alunos e professores? Como isso interfere na qualidade do ensino? Como será o retorno pós-pandemia?

Um dos painéis produzidos por Rafa Mattos com os estudantes

Entendemos que a informação é uma importante arma contra essa situação. Alertar os alunos sobre os riscos de crimes virtuais, orientar pais e educadores sobre como agir. Além disso, promover ações lúdicas utilizando-se da arte para criar esse vínculo de identificação entre aluno/professor/escola.

O Salão do Livro Vale do Aço tem como premissa promover a inclusão por meio da literatura, ao abordar temas atuais e presentes no dia a dia, ampliando o acesso ao conteúdo cultural.

Seja bem-vindo e aproveite ao máximo o SLVA!

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email