Como toda edição, o Salão do Livro carrega a bandeira da sustentabilidade. E desta vez, presenteamos nossa equipe e convidados da 14ª edição com um Kit sustentável com a bolsa feita com retalhos de brim cedidos pela Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, de Ipaba, e com o papel semente feito com papéis reciclados e sementes de hortaliças.
Artista plástica e artesã Mel de Faria há vinte e cinco anos ressignifica materiais que seriam descartados pela indústria e pela sociedade local transformando-os em peças de design para uso pessoal. Para o Salão do Livro, Mel criou a bolsa com design exclusivo.
“Desde o transporte dos retalhos, a triagem dos tamanhos que servem para o trabalho até o processo de costura e junção dos retalhos, todo o processo foi feito com muito cuidado e carinho, para que a peça final tenha não só minha assinatura bem como a impressão do Salão do Livro Vale do Aço”, detalhou a artista.
Plantando papel
A empresária da Papel Vivo, Patrícia Barbosa, foi a responsável pelos papéis sementes do kit sustentável. A peça é feita de papeis reciclados e sementes de hortaliças. Também durante o Salão do Livro, Patrícia ensinou a fazer o papel semente na oficina Papel Vivo.
“Inspirar, ressignificar momentos e trabalhar a resiliência do papel pelo exercício da reciclagem e ao mesmo tempo, espalhar beleza por onde formos. Conheça o papel semente. Plante e veja vida florescer!”, reforçou Patrícia.
Conheça mais sobre as artistas:
Mel de Faria: @mel_de_faria – Instagram pessoal e @tah__linda – Instagram da marca
Patrícia Barbosa: @papelvivosemente