A Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, de Ipatinga, irá receber a “Gincana de Jogos BrincaMente: onde brincadeira é coisa séria”. A ação propõe promover um espaço diferenciado e trazer recursos para o ambiente escolar, envolvendo 238 alunos de 4º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e educadores. O objetivo é despertar para o forte potencial que existe nos jogos como um rico recurso didático e estimular a inserção dos mesmos no programa de atividades regulares.
Com ludicidade e diversão, os jogos são capazes de promover inclusão, interação, fortalecimento de relacionamentos, o desenvolvimento de habilidades sociais, redução do estresse, melhoria das habilidades cognitivas, capacidade de concentração, memória e a habilidade de resolução de problemas.
A curadoria do 15º Salão do Livro está levando para as escolas os jogos que estimulam o desenvolvimento cognitivo, pelo raciocínio lógico, matemático, visão espacial, capacidade de foco e concentração, decisão estratégica, administração de tempo, entre outros. Também considerou os jogos que permitam o fortalecimento da saúde mental, emocional, a inteligência afetiva, a participação individual e grupal, a cooperação e a competição saudável.