Notícias

FLANANDO NA FANTASIA…

Crônica de Nena de Castro publicada no Jornal Diário do Aço – 23/7/24

Acordei com o canto escandalosamente lindo do bem-ti-vi pousado  no meu pé de jabuticaba. Saio para o meu pequeno quintal na manhã iluminada pelo sol de inverno, carícia em minha pele e nas minhas plantinhas amadas que respondem ao meu bom-dia sorrindo! Kim, que agora deu para passar a noite na gandaia e só volta para casa de manhã, ressona no tapete da sala, certamente sonhando com a farra ou com um osso, vai saber! E “de repente, não mais que de repente” como poetou maravilhosamente VINÍCIUS DE MORAES, ouço  um barulho de vozes alegres cantando “parabéns pra você”! E vejo Gertrud, a terrível, a sabiá mais enxerida do mundo, mais as tias Bugra Velha e Lady Zefa carregando um bolo, com velas de 15 anos!

Surpresa, após a chatice de ouvir “com quem será que a Nena vai casar?” pergunto pra minha turma se o santo da maluquice baixou, porque já faz uns duzentos anos que completei quinze, ara!

Pulando da minha cabeça para a da tia Bugra Velha que já pegou o facão, a insuportável Gertrud explica que sabe que sou da época em que Pedro Álvares Cabral aportou por aqui com caravelas cheias de “gente fina” que além de “apalpar” as índias ainda carregaram nosso pau brasil e nosso ouro! E acrescentou: esse bolo é para comemorar os 15 anos do SALÃO DO LIVRO DO VALE DO AÇO, velha tonta! Tomada por um ódio ancestral, tia  Bugra Velha espuma de raiva ao ouvir o nome do “descobridor”, e usa o facão cortando o ar como se estivesse emasculando o português!

– Calma, tia, se aquiete! – digo. E quanto a você, Gertrud, velha tonta é a pata-que-te-pôs-em-péssima-hora! Xexelenta, atrevida, filha de uma rapariga! Me respeite ou vou torcer seu pescoço!

– Epa! – diz Lady Zefa- nós queremos festejar, aqui não é comício do Trump, não.  Você não acha que os 15 anos do SALÃO DO LIVRO merecem uma festa?

– Sim tia, o Salão merece mil e uma festas, respondo! Estive lá desde a primeira vez e o querido escritor João Marcos Parreira Mendonça observou a minha alegria, comentando com uma amiga que eu parecia sonhar! É que eu fiquei que nem pinto no lixo, digo, nos livros, não acreditando na beleza dos estandes, na quantidade de expositores, nos espetáculos teatrais e de Contação de Histórias, na presença de escritores famosos, nos personagens que nos alegravam, como o LIVRALDO e aquele montão de crianças e livros!

Era algo assim como uma festa em um castelo encantado, com luzes, alegria, espetáculos, escritores, cursos, palestras… Uau! MARIANA CATIBIRIBANA foi lançada lá…  Aliás, minha PALHAÇA “JUJUBA” nasceu no Salão, sabiam?  E coordenando tudo, as fabruxas CAMILINHA VALENTE e CIBELE TEIXEIRA, com todo o staff do Instituto Cultural Usiminas, eta parceria que deu certo!

– Vamos comer o bolo ou não?- xeretou Gertrud, que anda impaciente causa de quê as tias decidiram não ir à Paris vez que Bugra Velha tem medo de não achar mostarda com angu para comer!

– Na verdade minhas queridas personagens, vamos enviar esse bolo pras nossas fabruxas! Com votos de felicitações  e nosso cumprimentos a elas e ao USICULTURA, pela esplêndida festa cultural que nos proporcionam há exatos 15 anos!  Em um país onde a Educação e Cultura não são valorizadas esse Salão é um prodígio, uma “pièce de resistance” e para saudá-lo tive que convocar minhas três personagens que habitam o País dos Sonhos! E nada mais digo a não ser que o 15º SALÃO DO LIVRO acontecerá de 26 a 31 de agosto próximo no USICULTURA! E que a programação está recheada de  eventos  ma-ra-vi-lho-sos! E que a peça “LEILOCA BRUXOCA , O MUSICAL” baseado no livro homônimo da Bugra, será apresentada no dia 31, as 10 horas no teatro USICULTURA, entrada franca, com direção de Narjara Ribeiro! URRUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!

DIÁRIO DO AÇO, 23.07.24

Compartilhar:
plugins premium WordPress