Com direito a valsa, resgate dos melhores momentos de todas as edições e espetáculo “Saberes Ancestrais” do grupo de cultura popular Meninas de Sinhá, o 15º Salão do Livro Vale do Aço abriu as comemorações pelos seus 15 anos na região, na noite da última segunda-feira (26/08). A solenidade de abertura do evento reuniu quase 500 pessoas no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.
“São 15 anos inscritos aqui com muito trabalho, orgulho, movimentos, encontros, desencontros, alegrias e palavras valiosas interpretadas, traduzidas e eternizadas em momentos únicos e multiplicados em milhares de livros. O Salão do livro tem sido um presente para todo mundo que ama a leitura e o poder transformador da palavra. Recebemos 400 mil visitantes nesses 15 anos e vimos muitas histórias serem mudadas aqui e nos orgulhamos muito dessa história”, comentou Cibele Teixeira, coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço.
Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, enfatizou o que o Salão do Livro representa para a região desde a sua criação. “Tínhamos um sonho de trazer uma feira de livros para impulsionar a potência literária de Ipatinga e região. Quando o Salão do Livro nasceu, encontrou solo fértil nas ações que a Usiminas já fazia no Vale do Aço. Hoje, o Salão é muito mais do que uma feira de livros. É marcante em todos os sentidos por oferecer muitas linguagens e ocupar simultaneamente os espaços do Centro Cultural Usiminas”, frisou.
Segundo o presidente da Câmara Mineira do Livro, Felipe Mayrink, os grandes eventos literários, como o Salão do Livro Vale do Aço, são de extrema importância na difusão do livro e da literatura. “Temos orgulho de fazer parte dos 15 anos de histórias do Salão, construído por pessoas maravilhosas. Tenho a certeza que todos que passam por aqui saem impactados pelo mundo da literatura. Parabenizo por manterem o evento e promovê-lo com o vale-livro, sempre abrindo as portas do conhecimento e da cultura. Vida longa ao Salão do Livro Vale do Aço!”, declarou.
O Salão do Livro já faz parte do calendário das escolas da rede estadual de ensino, reforçou a superintendente regional da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE), Edvania Lana de Morais. “Não tem como a SRE ficar de fora deste evento tão grandioso. As atividades que o Salão traz anualmente fortalecem as iniciativas propostas pelos educadores nas escolas de toda a região. Temos estima e sempre muita disposição para estar com o Salão do Livro Vale do Aço”, completou.