Pesquisar
Close this search box.
Notícias

13º SLVA chega com o cortejo do Baque Mulher

A volta do Salão do Livro Vale do Aço chega com uma programação diversificada e muito animada. A abertura da 13ª edição do evento será com o Cortejo do Baque Mulher, na próxima terça-feira (7/6), às 14h, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas. Em seguida o Salão do Livro lança a exposição Se Criança Governasse o Mundo, do artista Marcelo Xavier. A exposição fica em cartaz de 7 de junho a 30 de julho.

O Baque Mulher é um movimento cultural que visa, além de formação musical no maracatu, ser um agente de empoderamento feminino, de resistência, de proteção as mulheres. Seu início e sede mãe fica na periferia de Recife, na Comunidade do Bode. Idealizado por Mestra Joana, a primeira mulher a reger um maracatu nação na história. Atualmente o Baque Mulher se encontra em mais de 40 cidades de vários estados brasileiros. E em Minas Gerais, o Baque Mulher Ipatinga foi o primeiro grupo formado.

O Baque Mulher Ipatinga surge em 2018 na cidade de Ipatinga promovendo debates sobre o combate a violência contra as mulheres e oficinas de maracatu gratuitas direcionadas a mulheres de todas as idades, o grupo busca valorizar a cultural popular, em especial, o maracatu. Em 3 anos de atuação, tem em seu corpo mais de 20 mulheres. Os ensaios que acontecem no Parque Ipanema, principal área de lazer do município, tornaram-se referência cultural para a cidade. O público da região comparece aos ensaios e apresentações do Baque Mulher Ipatinga. A participação desta comunidade é o maior “termômetro” da importância deste tipo de atividade na formação de cidadania da população.

Dani Dornelas é a regente do grupo mineiro, com formação em duas das principais nações de Maracatu do Recife Encanto do Pina e Porto Rico, aluna de Mestra Joana Cavalcante.

Compartilhar: