História

O SLVA surgiu da necessidade de se criar na região do Vale do Aço um evento cultural que ajudasse os educadores na missão de ampliar o acesso à literatura e incentivar o hábito de leitura, por meio de atividades voltadas para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, das redes municipal e estadual.

Em parceria com a Câmara Mineira do Livro, foi elaborado o projeto de interiorização do Salão do Livro e da Literatura de Minas Gerais, que já ocorria na capital mineira desde 2003. Pleiteado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e em parceria com o Instituto Usiminas, o Salão do Livro Vale do Aço foi criado sob o slogan “Uma região unida pela literatura”.

Já consolidado em Ipatinga há mais de uma década, o projeto leva cultura, arte, educação e literatura não apenas ao município, mas abarcando também ações nas localidades próximas que compõem o Vale do Aço. 

Em sua trajetória, o evento foi firmando-se gradativamente como uma das principais atividades extracurriculares das escolas da região, até se tornar um evento permanente no calendário cultural de Ipatinga, tornando-se também o principal evento literário do Leste mineiro. 

Em mais de uma década de projeto, conseguimos atingir um público de quase 330 mil visitantes, uma média de 30 mil visitantes por ano.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email