O SLVA surgiu da necessidade de se criar na região do Vale do Aço um evento cultural que ajudasse os educadores na missão de ampliar o acesso à literatura e incentivar o hábito de leitura, por meio de atividades voltadas para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio, das redes municipal e estadual.
Em parceria com a Câmara Mineira do Livro, foi elaborado o projeto de interiorização do Salão do Livro e da Literatura de Minas Gerais, que já ocorria na capital mineira desde 2003. Pleiteado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e em parceria com o Instituto Usiminas, o Salão do Livro Vale do Aço foi criado sob o slogan “Uma região unida pela literatura”.
Já consolidado em Ipatinga há mais de uma década, o projeto leva cultura, arte, educação e literatura não apenas ao município, mas abarcando também ações nas localidades próximas que compõem o Vale do Aço.
Em sua trajetória, o evento foi firmando-se gradativamente como uma das principais atividades extracurriculares das escolas da região, até se tornar um evento permanente no calendário cultural de Ipatinga, tornando-se também o principal evento literário do Leste mineiro.
Em mais de uma década de projeto, conseguimos atingir um público de quase 330 mil visitantes, uma média de 30 mil visitantes por ano.