Dia 31/8 – às 10h
Espetáculo Leiloca Bruxoca
Narjara Ribeiro, Negoh Jhons, Thayna Moulaz, Schinaide Fortunato, Flávia Frazão, Filipe Boanerges, Leonardo Jorge e Maick Rodrigues
Teatro do Centro Cultural Usiminas
Duração: 50 min
Classificação: livre
Capacidade: 700 lugares
Sinopse:
Leiloca Bruxoca narra a vida de uma família de bruxos enfeitiçados pela Bruxa da Maldição. Após o feitiço, a floresta onde moravam fica terrivelmente seca e triste. Leiloca, Nadiela e Ciridão se tornam pessoas cruéis, infelizes e malvadas. Todos os animais e pessoas que passam por ali se assustam e fogem. Ao chegar na floresta, um sábio percebe a dramática realidade e vai em busca de respostas para saber o que houve com a família. Com a ajuda dos animais, descobre que há uma fruta, a romã, que pode quebrar o feitiço. Assim, o sábio enfrenta todos os obstáculos da floresta, encontra a romã e a deixa na janela da casa de Leiloca.
Dia 31/8 – às 10h
Lançamento do Livro As Três Amigas
Fabíola Anício Medeiros
Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas
Duração: 60min
Classificação: livre
Capacidade: 30 lugares
Sinopse:
As Três Amigas é um livro que conta a história de uma adolescente de
doze anos que terá um encontro com a Beleza, a Bondade e a Verdade
e enfrentará grandes desafios nessa incrível aventura de descobertas e
encontros que marcarão a sua vida para sempre. Ilustrações de
Fernanda La Noche e diagramação de Wellington da Tibel.
Dia 31/8 – às 11h30
Lançamento do Livro O Aluno Bolsista e a Aluna Rebelde
Cláudia Castro
Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas
Duração: 60min
Classificação: livre
Capacidade: 30 lugares
Sinopse:
Fernando Souza era o garoto mais inteligente e observador do Colégio Elite. Melhor amigo do Luiz Felipe e o protetor secreto da Val. Ele nutria uma paixão sigilosa pela ruiva rebelde. Nando foi muito esperto e conseguiu se manter de olho na garota maluca que vivia se colocando em risco.
Valéria, ou apenas Val, era considerada a garota mais conciliadora da turma, até sua melhor amiga perdoar a loira ex-vilã. A ruiva entrou em uma vibe errada e começou a tocar o terror no colégio. Brigava com todo mundo e conseguiu afastar quase todos que gostavam dela. Em meio à confusão, acabou descobrindo um segredo de família que a deixou desnorteada. Nando foi o único que permaneceu ao seu lado, até ser expulso pela ruiva briguenta. Daí em diante, Val se viu sozinha e suas ideias mirabolantes a colocaram em perigo.
O garoto mais inteligente vai abandonar sua ruiva? #soquenao.
O misterioso IG euteconto continuará de olho nas trapalhadas da turma, trazendo para vocês todas as novidades do Colégio Elite.
Fiquem ligados.
Dia 31/8 – às 14h
Lançamento do Livro Meu Amigo Pedro, Meu Amigo João
Fabiana Temponi
Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas
Duração: 60min
Classificação: livre
Capacidade: 30 lugares
Sinopse:
O livro aborda duas formas de perceber o autismo: uma delas é do autista em relação a um colega de turma, e a outra é de um colega em relação ao autista. As duas versões estão no mesmo livro, porém, uma se inicia pela capa e vai até o meio do livro, e a outra, invertida verticalmente, inicia pela contracapa. Desta forma, são dois livros diferentes na mesma publicação, no esquema vira-vira. As ilustrações foram feitas por Alisson Prazeres, artista e designer. O livro foi
premiado no Salão do Livro de Genebra, Suíça, em março de 2024.
Dia 31/8 – às 14h
Lançamento do Livro Leão e Borboleta
Maria Aparecida Eloy
Café Literário
Duração: 60min
Classificação: livre
Capacidade: 30 lugares
Sinopse:
Na floresta encantada, os bichos se divertem em uma festa. Mas, de repente, começa uma discussão sobre quem é o mais belo. A solução: Um concurso! Quem vai vencer? O Pavão com sua bela plumagem? O Leão com sua juba majestosa? A Lagarta menosprezada? Através da força física, o Leão consegue fazer com que os bichos desistam de competir. No final, só restam ele e a Lagarta. Já se achando o vencedor, o Leão irá aprender uma grande lição.
Dia 31/8 – às 16h
Lançamento do Livro Tardes de Silêncios Desiguais
Goretti Freitas
Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas
Duração: 60min
Classificação: livre
Capacidade: 30 lugares
Sinopse:
As manhãs alegres são iguais a todas as manhãs alegres. Uma tarde triste é diferente de qualquer outra tarde triste. Não se trata da tristeza absoluta, mas da pausa entre duas alegrias, que Goretti tão bem desvela. É espantoso nos deparar com seus versos e vazios tão precisos, que deságuam trazendo as montanhas de Minas, grão por grão, erguendo, no mar da solidão, um promontório fustigado pelos seus ventos poéticos.
Dia 31/8 – às 16h
Lançamento do Livro As Máscaras da Minha Avó
Nancy Nogueira
Café do Centro Cultural Usiminas
Duração: 60min
Classificação: livre
Capacidade: 30 lugares
Sinopse:
Desde que nasceu, Luana, neta da autora, se depara com a coleção de máscaras que decora a parede da sala da casa de sua avó e fica curiosa com as novidades de cada uma, suas histórias, de onde vem, seus formatos, cores, detalhes. Assim nasceu a história “As máscaras da minha avó”, um bate-papo gostoso de uma criança esperta, criativa e cheia de imaginação com as máscaras que mexem com sua imaginação.
Dia 31/8 – às 16h10
Espetáculo Raízes da África
Flora Manga
Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas
Duração: 60min
Classificação: livre
Capacidade: 100 lugares
Sinopse:
Bem-humoradas e repletas de ensinamentos, as histórias de Ananse, transmitidas oralmente e muito populares em Gana, África Ocidental, falam de costumes, tradição, ética e respeito, mantendo-se vivas na memória do povo há muito tempo. Ananse é uma aranha que se comporta como gente. Nas enrascadas em que se mete, sempre dá um jeito de se safar por meio de astúcia ou artimanha. Às vezes se dá bem, às vezes arranja confusão.
Dia 31/8 – às 17h
Lançamentos dos Livros Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce & Herdeiros das Origens: um estudo das relações entre Arte Erudita e Arte Popular
Edileila Portes
Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas
Duração: 60min
Classificação: livre
Capacidade: 30 lugares
Sinopses:
Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce
O título “Rasgos na Alma: ode ao Vale do Rio Doce” faz referência aos sentimentos pelos quais nós, os atingidos/moradores do Vale do Rio Doce, Minas Gerais, Brasil passamos com o desmoronamento da barragem da Samarco, em novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, Mariana, MG, numa denúncia poética, expressão permitida pela Arte. Objetiva, também, fazer uma homenagem ao Vale, focando os sentimentos que os moradores de Governador Valadares – cidade onde moro atualmente – possuem, representados metaforicamente nos símbolos presentes na obra e que tem um grande sentido para os moradores: o Rio Doce, a Figueira e a Ibituruna. Trata-se de um poema ilustrado, editado pela Editora Atafona, de Belo Horizonte, com a coedição do Ateliê Edileila Portes, do qual sou gestora e tem o apoio da Comissão Mineira de Folclore, onde sou membro efetivo pesquisadora.
Herdeiros das Origens: um estudo das relações entre Arte Erudita e Arte Popular
Em Herdeiros das Origens, Edileila propõe um diálogo, ou melhor, muitos diálogos, entre a arte erudita, aquela que é preparada pela Academia, e a arte popular, aquela em que o artista obedece aos códigos arcaicos determinados pelo inconsciente coletivo. Para se enveredar por esses meandros desafiadores, a autora privilegia duas encruzilhadas impostas pela sua trajetória: a convivência e domínio do discurso erudito das Belas Artes, a que se alia a prática inerente à retórica que institucionalizou algumas formas e expressões artísticas como belamente elaboradas e, no outro caminho, a oportunidade de ministrar curso de artes para moradores “ágrafos” do Vale do Mucuri. Encruzilhadas! O iluminado caminho das Belas Artes mostra-se recheado de discursos letrados que determinam a interpretação das expressões e dos momentos criativos. Nas obscuras trilhas empedradas de seixos pontiagudos, os sujeitos criam as expressões sem nome e sem discurso que os defendam como beleza. Nem imaginam que desenhar e pintar são arte. Nem mesmo pintam, nem ousam. Caiam! Não se percebem criadores; apenas reprodutores. Retirem, agora, o discurso letrado; suprima-se a retórica. A encruzilhada desaparece. Eis o encontro. A erudita Edileila há de se deparar com os rudes moradores de comunidades rurais patrocinada por uma instituição que lhe ordena ministrar curso de arte para os ignorantes migrantes do Mucuri. É chegado o momento de a instruída e letrada professora aprender com o “povo” e seu saber sem mediação. Está aí o sentido dos Herdeiros das Origens.
Dia 31/8 – às 17h30
Lançamento do Livro Balaio de Sabores
Dani Pinho
Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas
Duração: 60min
Classificação: livre
Capacidade: 30 lugares
Sinopse:
Balaio de Sabores é uma história que mostra a diversidade cultural do Brasil, a mistura de seu povo, seu solo fértil que o torna o pomar do mundo e os muitos saberes que passam de geração em geração e são guardados no balaio da família da autora que tem raízes na Serra do Espinhaço. A ternura e afeto entre mãe e filha, aspectos importantes para o desenvolvimento humano, também são abordados através simplicidade cotidiana, que é enredo da história. Abra as páginas do livro para saborear e descobrir a relação das frutas e a sabedoria de viver.
Livro Bilíngue (Língua Portuguesa/English)